Revisão integrativa sobre a violência por parceiro íntimo na gestação

Autores

  • Maria Inês Rosselli Puccia Universidade de São Paulo
  • Marli Villela Mamede Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i4.16039

Palavras-chave:

Violência contra a Mulher, Violência Doméstica, Mulheres Maltratadas, Violência, Gravidez.

Resumo

A violência por parceiro íntimo (VPI) representa uma violação de direitos humanos e um problema de saúde pública que predominantemente afeta mulheres na idade reprodutiva. Esta revisão integrativa analisou a prevalência e fatores associados à VPI durante o período da gestação, a partir de 45 produções científicas das bases das Ciências da Saúde em Geral, durante os anos de 2007 e 2012. A prevalência de VPI na gestação atual variou entre 3% e 43%, de acordo com o tipo de violência investigada e métodos de estudo. A VPI está associada a efeitos adversos à saúde materna, tais como estresse, ansiedade e depressão, tabagismo, abuso de álcool, gravidez indesejada, aborto, descolamento prematuro de placenta, pré-eclampsia, início tardio do pré-natal, entre outros. Conclui-se que se faz importante a investigação de VPI no pré-natal e considera-se que enfermeiros ocupam posição privilegiada para rastrear VPI na gestação e incluir as mulheres maltratadas em serviços de apoio social e comunitário.

Descritores: Violência contra a Mulher; Violência Doméstica; Mulheres Maltratadas; Violência; Gravidez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inês Rosselli Puccia, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública. Discente do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: puccia@usp.br.

Marli Villela Mamede, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: mavima@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

1.
Puccia MIR, Mamede MV. Revisão integrativa sobre a violência por parceiro íntimo na gestação. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];14(4):944-56. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/16039

Edição

Seção

Artigo de Revisão