Internações por condições sensíveis: possibilidade de avaliação na atenção básica

Autores

  • Marianna Ferreira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Bruna Moreno Dias
  • Silvana Martins Mishima Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i4.15797

Palavras-chave:

Enfermagem em Saúde Comunitária, Atenção Primária à Saúde, Utilização, Hospitalização, Avaliação de Serviços de Saúde.

Resumo

Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) são problemas de saúde atendidos por ações típicas do primeiro nível de atenção cuja evolução, na falta de atenção oportuna e efetiva, pode exigir hospitalização. O presente trabalho trata-se de estudo descritivo, que objetivou analisar a ocorrência de internações por CSAP nos anos de 2000 e 2007, nos residentes de Ribeirão Preto-SP. Nota-se que após implantação da Estratégia Saúde da Família houve queda de 9,6% nas ocorrências de internações por CSAP. Entretanto, grupos como Doenças Preveníveis por Imunização e Condições Sensíveis, e Anemias apresentaram significativos acréscimos. Esta análise permite inferir que a organização dos serviços de APS no município, embora traga ações de prevenção de doenças e promoção da saúde que parecem contribuir na redução de internações, apresenta-se limitada em seu conjunto, visto que há acréscimos no número de internações em grupos de agravos importantes no contexto da APS e da ação da enfermagem.

Descritores: Enfermagem em Saúde Comunitária; Atenção Primária à Saúde; Utilização; Hospitalização; Avaliação de Serviços de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianna Ferreira, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Acadêmica do 8° período do curso de Graduação em em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: marianna.ferreira@usp.br.

Bruna Moreno Dias

Enfermeira. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: brunamoreno@yahoo.com.br.

Silvana Martins Mishima, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: smishima@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

1.
Ferreira M, Dias BM, Mishima SM. Internações por condições sensíveis: possibilidade de avaliação na atenção básica. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];14(4):760-70. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/15797

Edição

Seção

Artigo Original