Ações gerenciais e assistenciais do enfermeiro em unidade de terapia intensiva

Autores

  • Lucieli Dias Pedreschi Chaves Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ana Maria Laus Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Sílvia Henriques Camelo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.15724

Palavras-chave:

Gerência, Cuidados de Enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar as ações do enfermeiro, no âmbito da gerência da assistência e da unidade de terapia intensiva, em hospitais de um município do interior paulista. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com 29 enfermeiros, e dela emergiram duas categorias temáticas: a assistência de enfermagem e a gerência da unidade de terapia intensiva. Quanto à assistência, os enfermeiros relataram aspectos da sistematização da assistência de enfermagem e cuidado a pacientes de maior complexidade. Em relação à gerência da unidade, mencionaram a utilização de protocolos, controle de recursos materiais, atividades educativas com a equipe, além da interação com os setores do hospital. Embora os resultados evidenciem a articulação das ações assistenciais e gerenciais do enfermeiro, não explicitam a singularidade do seu papel no cuidado com pacientes críticos em unidades de terapia intensiva.

Descritores: Gerência; Cuidados de Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucieli Dias Pedreschi Chaves, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: dpchaves@eerp.usp.br.

Ana Maria Laus, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: analaus@eerp.usp.br.

Sílvia Henriques Camelo, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: shcamelo@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Chaves LDP, Laus AM, Camelo SH. Ações gerenciais e assistenciais do enfermeiro em unidade de terapia intensiva. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 21º de maio de 2022];14(3):671-8. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/15724

Edição

Seção

Artigo Original