Desvelando dificuldades operacionais na sistematização da assistência de enfermagem através da Grounded Theory

Autores

  • Ana Lúcia Medeiros Faculdade Santa Emília de Rodat - FASER
  • Sérgio Ribeiro Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Rômulo Wanderley Lima Cabral Faculdade Santa Emília de Rodat - FASER

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.15323

Palavras-chave:

Enfermagem, Processos de enfermagem, Assistência de enfermagem.

Resumo

A Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE aplicada por meio do processo de enfermagem representa uma metodologia fundamental no planejamento e execução dos cuidados de enfermagem.  Este estudo tem como objetivo compreender os fatores que dificultam a operacionalização da SAE em um serviço de obstetrícia. Utilizou-se o interacionismo simbólico e a grounded theory, como referencial teórico e metodológico. A população foi constituída por treze enfermeiros de uma maternidade pública, localizada na cidade de João Pessoa, Paraíba. Os enfermeiros foram entrevistados seguindo os procedimentos de amostragem teórica. A análise dos dados resultou em dois fenômenos. Nesse processo, os enfermeiros expressaram a dimensão do conhecimento da SAE vivenciada na prática, bem como suas expectativas quanto ao contexto sócio-organizacional em que encontram-se inseridos. Conclui-se que os enfermeiros percebem a SAE como um instrumento de articulação teórico-prática e reconhecem que a utilização do método conduz uma assistência personalizada, voltada para as necessidades individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Medeiros, Faculdade Santa Emília de Rodat - FASER

Enfermeira Obstetra. Mestre em Enfermagem. Docente de Enfermagem em Saúde da Mulher e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da Faculdade  Santa Emília de Rodat - FASER. 

Sérgio Ribeiro Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Enfermeiro. Doutor em Sociologia. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Clínica e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB. 

Rômulo Wanderley Lima Cabral, Faculdade Santa Emília de Rodat - FASER

Enfermeiro. Mestre em Saúde Pública. Docente do Departamento de Enfermagem em Saúde da Mulher e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da Faculdade Santa Emília de Rodat - FASER.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Medeiros AL, Santos SR, Cabral RWL. Desvelando dificuldades operacionais na sistematização da assistência de enfermagem através da Grounded Theory. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 28º de março de 2024];15(1):44-53. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/15323

Edição

Seção

Artigo Original