Gestão de pessoas em uma unidade pediátrica na perspectiva do diagnóstico ONA e de profissionais

Autores

  • Tereza Cristina Peixoto Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais
  • Maria José Menezes Brito Universidade Federal de Minas Gerais
  • Letícia Corrêa Santana Hospital Vera Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i4.15126

Palavras-chave:

Administração de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Serviços de Enfermagem.

Resumo

As exigências de qualidade nos hospitais têm impulsionado o aprimoramento da gestão de pessoas. O objetivo deste estudo foi compreender as práticas de gestão de pessoas na perspectiva do diagnóstico da Organização Nacional de Acreditação Hospitalar (ONA) e de profissionais de saúde de uma unidade de internação pediátrica. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, com coleta de dados primários e secundários. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com um grupo heterogêneo de profissionais. Os dados secundários foram coletados mediante o diagnóstico ONA. O tratamento dos dados pela técnica de análise de conteúdo evidenciou fragilidades nas práticas de gestão de pessoas, apontadas no diagnóstico e exemplificadas nos relatos dos profissionais. Conclui-se que o diagnóstico é importante para o planejamento da gestão de pessoas, devendo ser utilizado juntamente com mecanismos para escuta dos profissionais.

Descritores: Administração de Recursos Humanos; Gestão da Qualidade; Serviços de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Cristina Peixoto, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais

Psicóloga, Mestre em Enfermagem. Docente do Centro Universitário UNA e da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: terezacp7@gmail.com.

Maria José Menezes Brito, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira, Doutora em Administração. Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: mjbrito@globo.com.

Letícia Corrêa Santana, Hospital Vera Cruz

Enfermeira. Enfermeira do Hospital Vera Cruz. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: enf_santana@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

1.
Peixoto TC, Brito MJM, Santana LC. Gestão de pessoas em uma unidade pediátrica na perspectiva do diagnóstico ONA e de profissionais. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 19º de abril de 2024];14(4):893-902. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/15126

Edição

Seção

Artigo Original