Avaliação do conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre sepse

Autores

  • Josilene Fioravanti dos Santos
  • Amanda Pavinski Alves Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem da Ribeirão Preto
  • Angelita Maria Stabile Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem da Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i4.15077

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Conhecimento, Sepse, Choque Séptico.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano de graduação em Enfermagem, de uma Escola de Enfermagem do interior do estado de São Paulo, sobre a síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS), sepse, sepse grave e choque séptico. Foi realizado um estudo descritivo e quantitativo, com a participação de 77 estudantes, no qual se utilizou um instrumento elaborado pelas autoras e validado em seu conteúdo e aparência. Os participantes relataram que possuem pouco conhecimento sobre a temática (58%) e que o curso de graduação forneceu pouca informação sobre sepse (65%). Apenas 26%, 12%, 19% e 26% souberam reconhecer quando um paciente encontra-se, respectivamente, com SIRS, sepse, sepse grave e choque séptico. Nossos resultados demonstraram que os estudantes possuem pouco conhecimento sobre sepse, e o pouco conhecimento sobre a temática pode estar relacionado com o ensino deficitário desse assunto no curso de graduação.

Descritores: Educação em Enfermagem; Conhecimento; Sepse; Choque Séptico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josilene Fioravanti dos Santos

Enfermeira. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: josilene.santos@usp.br.

Amanda Pavinski Alves, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem da Ribeirão Preto

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem da Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), nível Mestrado. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: amanda.alves@usp.br.

Angelita Maria Stabile, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem da Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Fisiologia. Professora Doutora da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: angelita@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

1.
Santos JF dos, Alves AP, Stabile AM. Avaliação do conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre sepse. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];14(4):850-6. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/15077

Edição

Seção

Artigo Original