Manutenção do lar prejudicada: diagnóstico de enfermagem em familiares de pacientes hospitalizados com doenças crônicas

Autores

  • Selma Alves Rodrigues Montefusco Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Maria Marcia Bachion Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.14201

Palavras-chave:

Family, Family nursing, Nursing diagnosis.

Resumo

Este estudo objetivou identificar o diagnóstico de enfermagem “manutenção do lar prejudicada” em familiares, na situação de acompanhantes de pacientes hospitalizados com doenças crônicas não transmissíveis.  Foi realizada pesquisa descritiva, de janeiro a junho de 2006, em hospital de grande porte da Região Centro-Oeste, envolvendo 12 famílias. A manutenção do lar prejudicada, identificada em 08 famílias, teve como fatores relacionados mais frequentes: doença de membro da família (100%); organização do lar insuficiente (75%); finanças insuficientes(62,5%). Características definidoras de maior ocorrência foram: membros da família expressam dificuldade para manter a sua casa de forma confortável (62,5%); membros da família pedem ajuda para a manutenção da casa (62,5%) e membro da família sobrecarregado (filha), 62,5%. Este diagnóstico afeta as famílias, evidenciando a necessidade dos enfermeiros utilizarem conhecimentos e tecnologias de avaliação e intervenção em famílias, juntamente com linguagens padronizadas para expressar seus diagnósticos, intervenções e resultados alcançados.

Descritores: Família; Enfermagem de família; Diagnóstico de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Alves Rodrigues Montefusco, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem (FEN), Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Assistente I, FEN, UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: sramontefusco@gmail.com.

Maria Marcia Bachion, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Titular, FEN, UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: mbachion@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2011

Como Citar

1.
Montefusco SAR, Bachion MM. Manutenção do lar prejudicada: diagnóstico de enfermagem em familiares de pacientes hospitalizados com doenças crônicas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 20º de abril de 2024];13(2):182-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/14201

Edição

Seção

Artigo Original