Acidentes por quedas em um grupo específico de idoso

Autores

  • Alice Gabrielle de Sousa Costa Universidade Federal do Ceará
  • Rozyane Cândido de Souza UNIMED Fortaleza
  • Allyne Fortes Vitor Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thelma Leite de Araujo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.14179

Palavras-chave:

Idoso, Acidentes por quedas, Enfermagem.

Resumo

Este estudo objetivou conhecer a incidência do evento queda e identificar a presença de seus principais fatores de risco. Estudo exploratório, realizado de março a novembro/2009, com aplicação de um formulário sobre quedas em um grupo de idosos. Os dados foram analisados por cálculo de frequências, média e desvio-padrão. Participaram 62 idosos, 41,9% relataram queda nos últimos seis meses, a maioria mulheres. Identificou-se ocorrência de agravos concomitantes: visão regular, audição boa, polifarmácia, IMC normal, forte força de preensão palmar e condições dos pés adequadas. Na maioria dos que caiu, o desequilíbrio foi apontado como principal motivo. A queda ocorreu mais no período da manhã, em local de piso áspero e seco, sem degraus, rampas ou tapetes, iluminação adequada e o tipo de calçado mais utilizado foi chinelo de borracha. Percebe-se a alta ocorrência das quedas na população idosa, fato que fundamenta a necessidade de avaliação das condições de risco envolvidas.

Descritores: Idoso; Acidentes por quedas; Enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Gabrielle de Sousa Costa, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Mestre em Enfermagem,. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: alice_gabrielle@yahoo.com.br.

Rozyane Cândido de Souza, UNIMED Fortaleza

Enfermeira. Enfermeira do Programa de Medicina Preventiva, UNIMED Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil. rozyane_cs@hotmail.com.

Allyne Fortes Vitor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto I, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: allynefortes@yahoo.com.br.

Thelma Leite de Araujo, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada III, UFC. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: thelma@ufc.br.

Downloads

Publicado

30/09/2011

Como Citar

1.
Costa AG de S, Souza RC de, Vitor AF, Araujo TL de. Acidentes por quedas em um grupo específico de idoso. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 28º de março de 2024];13(3):395-404. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/14179

Edição

Seção

Artigo Original