O processo de adoecimento mental do trabalhador da Estratégia Saúde da Família

Autores

  • Gisele Santana Pereira Carreiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria de Oliveira Ferreira Filha Universidade Federal da Paraíba
  • Rolando Lazarte
  • Antônia Oliveira Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Djair Dias Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.14084

Palavras-chave:

Enfermagem, Estresse Psicológico, Saúde da Família, Saúde do Trabalhador

Resumo

RESUMO

Trabalhadores da Estratégia Saúde da Família enfrentam situações que acarretam desgaste psíquico. O objetivo do presente estudo foi conhecer o processo de adoecimento mental desses trabalhadores e os fatores desencadeantes. Trata-se de estudo fundamentado na epidemiologia social, de abordagem qualitativa, realizado com 36 trabalhadores de 17 Unidades de Saúde da Família de João Pessoa/PB, no período de maio a julho de 2009. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas pelo software Alceste 4.8, resultando em quatro classes temáticas: organização do processo de trabalho; sobrecarga de trabalho e demandas pessoais; família e relações contraditórias; estresse e problemas de saúde de pessoas significativas. Dos participantes da pesquisa, 22 adoeceram, principalmente devido à distúrbios de ansiedade, sendo o trabalho a causa indicada. Esse fato aponta que a promoção da saúde dos trabalhadores deve ocorrer dentro e fora dos locais de trabalho, já que o trabalhador do sistema de saúde também necessita ser cuidado.

Descritores: Enfermagem; Estresse Psicológico; Saúde da Família; Saúde do Trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Santana Pereira Carreiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professor Assistente I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: giselesps@yahoo.com.br.

Maria de Oliveira Ferreira Filha, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta IV do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: marfilha@yahoo.com.br.

Rolando Lazarte

Bacharel em Ciências Políticas e Sociais, Doutor em Sociologia. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: elzara@yahoo.com.br.

Antônia Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada IV do Departamento de Enfermagem da UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: alfaleda@hotmail.com.

Maria Djair Dias, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada II do Departamento de Enfermagem da UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: mariadjair@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Carreiro GSP, Ferreira Filha M de O, Lazarte R, Silva AO, Dias MD. O processo de adoecimento mental do trabalhador da Estratégia Saúde da Família. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 28º de março de 2024];15(1):146-55. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/14084

Edição

Seção

Artigo Original