O cuidado em enfermagem a pessoas idosas dependentes: cuidados domiciliares, hospitalares e continuados

Autores

  • Liliana Xavier Marques de Sousa Universidade de Aveiro
  • Maribel Domingues Carvalhais Escola Superior de Enfermagem Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis
  • Lucibel Domingues Carvalhais Centro Hospitalar Baixo Vouga

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.13693

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Saúde do Idoso, Serviço Hospitalar de Admissão de Pacientes, Atenção Primária à Saúde, Casas para Recuperação

Resumo

O estudo objetivou identificar e comparar nos contextos da atenção básica, secundária e de reabilitação os cuidados de enfermagem prestados aos pacientes idosos dependentes, identificando os fatores que facilitam e dificultam a prestação desses cuidados de maior qualidade. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada em serviços de saúde, que adotou o photovoice que usa fotografia e voz na coleta de dados. Participaram doze enfermeiros dos três contextos com idades entre os 22 e 43 anos, sendo dez do sexo feminino. Os resultados sugerem que a promoção da qualidade de cuidado em enfermagem a pessoas idosas dependentes envolve mais trabalho e decisão em equipe multidisciplinar. Paralelamente, o principal obstáculo centra-se na escassez de recursos e desorganização. Os participantes salientam a importância do envolvimento da família, considerada parte da unidade de cuidado. Concluindo, os três contextos tendem a convergir em termos das necessidades identificadas para a promoção da qualidade dos cuidados.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Saúde do Idoso; Serviço Hospitalar de Admissão de Pacientes; Atenção Primária à Saúde; Casas para Recuperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Xavier Marques de Sousa, Universidade de Aveiro

Doutora em Ciências da Saúde. Professora Auxiliar com Agregação, Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. E-mail: lilianax@ua.pt.

Maribel Domingues Carvalhais, Escola Superior de Enfermagem Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis

Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta, Escola Superior de Enfermagem Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis. Oliveira de Azeméis, Portugal. E-mail: mari.carvalhais@sapo.net.

Lucibel Domingues Carvalhais, Centro Hospitalar Baixo Vouga

Enfermeira. Centro Hospitalar Baixo Vouga, Serviço de Oncologia. Aveiro, Portugal. E-mail: lucicarvalhais@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2012

Como Citar

1.
Sousa LXM de, Carvalhais MD, Carvalhais LD. O cuidado em enfermagem a pessoas idosas dependentes: cuidados domiciliares, hospitalares e continuados. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 29º de março de 2024];14(3):644-53. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/13693

Edição

Seção

Artigo Original