Implicações da interdisciplinaridade na organização do trabalho da enfermagem: estudo em equipe de cuidados paliativos

Autores

  • Eliane Matos Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denise Elvira Pires de Pires Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francine Lima Gelbcke Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.13237

Palavras-chave:

Comunicação Interdisciplinar, Equipe de Assistência ao Paciente, Enfermagem, Cuidados Paliativos.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.13237

Este trabalho trata-se de estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa, realizado com equipe interdisciplinar que presta cuidados paliativos a pessoas portadoras de câncer de uma instituição pública no sul do Brasil. Teve como objetivo identificar a influência da prática interdisciplinar na organização do trabalho da enfermagem. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com catorze profissionais de diversas categorias, observação sistemática e estudo documental. Os resultados mostraram que a perspectiva interdisciplinar propicia a participação no processo de tomada de decisão; contribui para a integração das ações realizadas pelos diferentes profissionais e pelo conjunto dos profissionais de enfermagem; promove a valorização do trabalho de diversos integrantes da equipe, contribuindo para diminuir o conflito interno na enfermagem, promovendo melhorias na atenção aos usuários. Concluiu-se que os pressupostos orientadores da interdisciplinaridade contribuem para reorganização do trabalho de enfermagem em uma perspectiva mais colaborativa, satisfatória e integradora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Matos, Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Universitário (HU), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: elianematos@hotmail.com.

Denise Elvira Pires de Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Ciências Sociais. Professor Associado, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: piresdp@yahoo.com.

Francine Lima Gelbcke, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Associado, PEN, UFSC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: fgelbcke@ccs.ufsc.br.

Downloads

Publicado

30/06/2012

Como Citar

1.
Matos E, Pires DEP de, Gelbcke FL. Implicações da interdisciplinaridade na organização do trabalho da enfermagem: estudo em equipe de cuidados paliativos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2012 [citado 18º de abril de 2024];14(2):230-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/13237

Edição

Seção

Artigo Original