Caracterização da comunicação no aconselhamento em amamentação

Autores

  • Erlayne Camapum Brandão Universidade Federal do Piauí
  • Grazielle Roberta Freitas da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Márcia Teles de Oliveira Gouveia Universidade Federal do Piauí
  • Lorena Sousa Soares Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.12748

Palavras-chave:

Comunicação, Aleitamento Materno, Cuidados de Enfermagem

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.12748

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a comunicação no processo de aconselhamento em amamentação. Trata-se de estudo descritivo-exploratório com análise de dados qualitativos a partir de entrevistas semiestuturadas, realizado em uma maternidade pública com dezenove discentes e três profissionais de enfermagem que realizavam aconselhamento em amamentação. Os dados foram analisados baseando-se na técnica de análise de conteúdo e modalidade temática, gerando quatro categorias: Aconselhamento, Comunicação, Comunicação verbal e não verbal no aconselhamento em Amamentação; Barreiras na comunicação durante o aconselhamento em Amamentação; Fatores facilitadores da comunicação durante o aconselhamento em Amamentação. Os dados mostraram que a qualidade da comunicação no aconselhamento é fundamental para garantir maior adesão ao aleitamento materno exclusivo e que sua adequação à cultura local é primordial para sucesso. O estudo permite afirmar que o desenvolvimento da competência em comunicação interpessoal é essencial para garantir adesão das mulheres na efetivação da promoção do aleitamento materno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erlayne Camapum Brandão, Universidade Federal do Piauí

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, PI, Brasil. E-mail: mina_ecb@msn.com.

Grazielle Roberta Freitas da Silva, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto II, UFPI. Teresina, PI, Brasil. E-mail: grazielle@ufpi.edu.br.

Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, nível Doutorado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Professor Assistente I, UFPI. Teresina, PI, Brasil. E-mail: marcia06@gmail.com.

Lorena Sousa Soares, Universidade Federal do Piauí

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, UFPI. Teresina, PI, Brasil. E-mail: lorenacacaux@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2012

Como Citar

1.
Brandão EC, Silva GRF da, Gouveia MT de O, Soares LS. Caracterização da comunicação no aconselhamento em amamentação. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2012 [citado 28º de março de 2024];14(2):355-65. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12748

Edição

Seção

Artigo Original