Supervisão de enfermagem no contexto hospitalar: uma revisão integrativa

Autores

  • Juliana Ferreira de Santana Carvalho
  • Lucieli Dias Pedreschi Chaves Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.12473

Palavras-chave:

Enfermagem, Supervisão de Enfermagem, Organização e Administração.

Resumo

Trata-se de revisão integrativa, com objetivo de sintetizar produção científica nacional sobre supervisão de enfermagem em serviços hospitalares, de 1999 a 2010. Os dados foram coletados na base eletrônica LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e registrados em instrumento específico. Foram analisadas 16 publicações que foram agrupados por similaridade de conteúdo: papel do enfermeiro supervisor, com nove artigos (56,25%); supervisão de enfermagem e teorias administrativas com cinco artigos (31,25%) e formação do enfermeiro supervisor com dois artigos (12,50%). As evidências mostraram que o enfermeiro no exercício da supervisão ainda se baseia nas teorias clássicas da administração de Taylor e Fayol, caracterizada por ação controladora e punitiva, não suprindo as necessidades das equipes, pacientes e serviços de saúde. Na atualidade, espera-se que a supervisão seja feita de forma participativa, com foco na melhoria da assistência e das relações de trabalho da equipe de enfermagem hospitalar.

Descritores: Enfermagem; Supervisão de Enfermagem; Organização e Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Ferreira de Santana Carvalho

Enfermeira. Brasília, DF, Brasil. E-mail: juliana_santana@hotmail.com.

Lucieli Dias Pedreschi Chaves, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Doutor, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: dpchaves@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

30/09/2011

Como Citar

1.
Carvalho JF de S, Chaves LDP. Supervisão de enfermagem no contexto hospitalar: uma revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 29º de março de 2024];13(3):554-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/12473

Edição

Seção

Artigo de Revisão