Sentimentos e expectativas de pacientes candidatos ao transplante de fígado

  • Maria Isis Freire de Aguiar Universidade Federal do Maranhão
  • Violante Augusta Batista Braga Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Doença Hepática Terminal, Transplante de Fígado, Emoções, Enfermagem Psiquiátrica.

Resumo

Objetivou-se investigar os sentimentos e expectativas de pacientes portadores de doenças hepáticas crônicas, candidatos ao transplante hepático. Estudo prospectivo, qualitativo, realizado no período entre agosto de 2006 e janeiro de 2007, com 18 pacientes inscritos num programa de transplante de fígado no Ceará-Brasil, mediante observação e entrevista. A partir dos depoimentos dos pacientes, selecionamos a categoria: Sentimentos e comportamentos e subcategorias: Felicidade, medo, abnegação e esperança; Expectativa, ansiedade, tristeza e agonia. Os participantes revelaram reações iniciais de medo, desorientação e dúvidas; no serviço de transplante, se sentiram acolhidos pelos profissionais, manifestando sentimentos de esperança e autoconfiança. A ansiedade e expectativa surgiram devido à irreversibilidade da doença. Concluímos que toda a vivência, as manifestações clínicas e o período de espera pelo transplante são permeados por uma mistura de sentimentos e reações, marcados por momentos de alteração de humor, tristeza e esperança, necessitando de apoio familiar e atenção pela equipe que assiste.

Descritores: Doença Hepática Terminal; Transplante de Fígado; Emoções; Enfermagem Psiquiátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isis Freire de Aguiar, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professor Assistente, Universidade Federal do Maranhão. São Luís, MA, Brasil. E-mail: isis_aguiar@yahoo.com.br.

 

Violante Augusta Batista Braga, Universidade Federal do Ceará
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: vivi@ufc.br.
Publicado
30-09-2011
Como Citar
Aguiar, M. I., & Braga, V. A. (2011). Sentimentos e expectativas de pacientes candidatos ao transplante de fígado. Revista Eletrônica De Enfermagem, 13(3), 413-21. https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.12234
Seção
Artigo Original