Cuidar de um familiar com câncer: o impacto no cotidiano de vida do cuidador

Autores

  • Catarina Aparecida Sales Universidade Estadual de Maringá
  • Paula Cristina Barros de Matos Universidade Estadual de Maringá
  • Dayana Patrícia Romeiro de Mendonça Universidade Estadual de Maringá
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.12160

Palavras-chave:

Cuidadores, Oncologia, Relações Familiares, Qualidade de Vida

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.12160

Cuidar de um ente querido com neoplasia maligna vem tornando-se uma realidade para muitas famílias. O diagnóstico de uma doença de tamanha gravidade afeta tanto o sujeito enfermo como o seio familiar, impondo variadas mudanças na vida dessas pessoas. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi compreender como o cuidar de uma pessoa com câncer afeta o cotidiano do cuidador familiar. Para tanto, optamos por um estudo de abordagem qualitativa fundamentado na fenomenologia existencial heideggeriana. Foram realizadas entrevistas com dez cuidadores em seus domicílios, no período de março a junho de 2010, em uma cidade situada no Noroeste do Estado do Paraná. Os entrevistados foram inquiridos com a seguinte questão: "O que significa para você cuidar de um familiar com câncer e como esses cuidados afetam o seu cotidiano de vida?" Da análise emergiram duas temáticas ontológicas: Estando-com-o-outro durante o tratamento e O câncer afetando a qualidade de vida do cuidador. Acreditamos que o enfermeiro deve inteirar-se das vivências não só do paciente, mas também do familiar cuidador, e compreender os problemas enfrentados por ele, de modo que possa organizar intervenções num contexto sistêmico, valorizando todas as instâncias - físicas, emocionais, sociais, culturais, espirituais e éticas.

Descritores: Cuidadores; Oncologia; Relações Familiares; Qualidade de Vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Aparecida Sales, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professor Assistente, Departamento de Enfermagem (DEN), Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR, Brasil. E-mail: casales@uem.br.

Paula Cristina Barros de Matos, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, UEM. Maringá, PR, Brasil. E-mail: paulinhacristina_@hotmail.com.

Dayana Patrícia Romeiro de Mendonça, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Maringá, PR, Brasil. E-mail: dayanamendonca@hotmail.com.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professor Associado B, DEN, UEM. Maringá, PR, Brasil. E-mail: soniasilva.marcon@gmail.com.

Downloads

Publicado

31-12-2010

Como Citar

1.
Sales CA, Matos PCB de, Mendonça DPR de, Marcon SS. Cuidar de um familiar com câncer: o impacto no cotidiano de vida do cuidador. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 21º de janeiro de 2022];12(4):616-21. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/12160

Edição

Seção

Artigo Original