Desenvolvimento de software para a organização da informação de um serviço de saúde ocupacional hospitalar

Autores

  • Maria Cláudia Parro Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Yolanda Dora Martinez Évora Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.11847

Palavras-chave:

Software, Saúde do Trabalhador, Enfermagem, Tomada de Decisões.

Resumo

A tecnologia da informação representa uma ferramenta que pode disponibilizar maior facilidade na realização dos trabalhos e incrementar a assistência prestada. O objetivo deste estudo foi desenvolver um software para a organização dos dados de acidente de trabalho com material biológico, caracterização epidemiológica e monitoramento da evolução clínica da população, visando o planejamento da assistência de enfermagem em Saúde Ocupacional. A metodologia compreendeu as fases de definição do projeto; definição dos requisitos e desenvolvimento do sistema. O software foi desenvolvido em linguagem DELPHI 7 para funcionar em plataforma Microsoft ® Windows na versão “XP” 2003, tendo como base de armazenamento de dados o Firebird 2.0. O sistema informatizado foi estruturado em três módulos de cadastro e o módulo SINAN. Acredita-se que esse produto inovador auxiliará o enfermeiro na tomada de decisão e facilitará o planejamento e acompanhamento de enfermagem nos casos de acidente com material biológico até o seu desfecho.

Descritores: Software; Saúde do Trabalhador; Enfermagem; Tomada de Decisões.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Parro, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental, Discente do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem Fundamental, nível Doutorado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Universidade de São Paulo (USP). Docente, Universidade Paulista. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: mcparro@bol.com.br.

Yolanda Dora Martinez Évora, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Livre-docente. Professora Titular, EERP, USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: yolanda@eerp.usp.br.

 

Downloads

Publicado

30/11/2011

Como Citar

1.
Parro MC, Martinez Évora YD. Desenvolvimento de software para a organização da informação de um serviço de saúde ocupacional hospitalar. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de novembro de 2011 [citado 28º de março de 2024];13(3):386-94. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/11847

Edição

Seção

Artigo Original