Acoplamento entre instituições de longa permanência para idosos e universidades

Autores

  • Marion Creutzberg Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lucia Hisako Takase Gonçalves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i4.11727

Palavras-chave:

Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Instituições de Ensino Superior, Enfermagem Geriátrica.

Resumo

Estudo de abordagem qualitativa que teve por objetivo identificar a comunicação nos nos acoplamentos estruturais entre as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e as Universidades. Foram estudadas ILPIs de natureza pública e privada sem fins lucrativos, do contexto urbano brasileiro que atendem residentes sem condições de prover a própria subsistência ou provindas de famílias de baixa renda. A coleta e análise dos dados fundamentaram-se no método analítico-funcional luhmanniano, valendo-se de entrevista com idosos e dirigentes de ILPIs na região metropolitana de Porto Alegre e consulta documental de material impresso das instituições. Observou-se que a presença da Universidade na Instituição possibilita ampliar seu quadro profissional, e também potencializar e qualificar o trabalho de seus funcionários. Além da ressonância benéfica para a ILPI, os benefícios para a Universidade transcendem o ensinamento técnico-profissional dos alunos, pois acrescentam mudança de atitudes e ressignificação da concepção de velhice e envelhecimento.

Descritores: Idoso; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Instituições de Ensino Superior; Enfermagem Geriátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marion Creutzberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Doutora em Gerontologia Biomédica. Professora Adjunta, Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: ltakase@brturbo.com.br.

Lucia Hisako Takase Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Voluntário, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil. E-mail: lucia@ccs.ufsc.br.

Downloads

Publicado

31/12/2011

Como Citar

1.
Creutzberg M, Gonçalves LHT. Acoplamento entre instituições de longa permanência para idosos e universidades. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2011 [citado 29º de março de 2024];13(4):620-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/11727

Edição

Seção

Artigo Original