Avaliação da contribuição do grupo de convivência para o cuidado do indivíduo hipertenso

Autores

  • Patricia Magnabosco Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina
  • Maria Suely Nogueira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i1.11437

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Hipertensão Arterial, Enfermagem

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a contribuição da participação em um grupo de convivência sobre as variáveis clínicas e hábitos de vida de indivíduos com hipertensão arterial. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste quiquadrado, teste de Mann Whitney e coeficiente de correlação de Spermam. O grupo participante apresentou melhores valores em todos os fatores clínicos e hábitos de vida avaliados, comparados ao grupo não participante. Obteve-se associação estatisticamente significante entre a participação nas reuniões, número de medidas da pressão arterial (PA) e atividade física. Os resultados mostraram que as intervenções educativas desenvolvidas pela equipe de saúde foram relevantes. Os enfermeiros como elementos constituintes das equipes de saúde devem estar presentes e ativos em todas as etapas desse trabalho, desde o planejamento, execução e avaliação colaborando na busca de meios efetivos que colaborem para a melhoria de vida dessa população.

Descritores: Educação em Saúde; Hipertensão Arterial; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Magnabosco, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental, Docente, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil. E-mail: magnabosco@famed.ufu.br.

Maria Suely Nogueira, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Professor Associado, Doutora em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: msnog@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

31/03/2011

Como Citar

1.
Magnabosco P, Nogueira MS. Avaliação da contribuição do grupo de convivência para o cuidado do indivíduo hipertenso. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2011 [citado 28º de março de 2024];13(1):110-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/11437

Edição

Seção

Artigo Original