Diagnósticos/resultados de enfermagem para parturientes e puérperas utilizando a Classificação Internacional para Prática de Enfermagem

  • Aline Franco da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Miriam Lima da Nóbrega Universidade Federal da Paraíba
  • Wânia Cristina Morais de Macedo Faculdade de Enfermagem Nova Esperança
Palavras-chave: Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem Obstétrica

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.11211

O objetivo deste estudo foi desenvolver afirmativas de diagnósticos de enfermagem para parturientes e puérperas, utilizando o modelo dos setes eixos da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem. Foram elaboradas 68 afirmativas de diagnóstico de enfermagem, as quais foram agrupadas de acordo com as necessidades humanas básicas de Horta. A formulação de diagnósticos de enfermagem expressa o julgamento clínico do enfermeiro acerca dos fenômenos pelos quais é responsável para atingir resultados de enfermagem, após realizar uma intervenção.  A utilização da linguagem padronizada para construção desses diagnósticos e resultados favorece a documentação de enfermagem, que por sua vez, contribui para evidenciar os conceitos importantes para prática profissional na atenção à saúde materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Franco da Silva, Universidade Federal da Paraíba
Enfermeira. Enfermeira voluntaria, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: afsilvaenfermagem@gmail.com.
Maria Miriam Lima da Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada, Centro de Ciências da Saúde, UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: miriam@ccs.ufpb.br.
Wânia Cristina Morais de Macedo, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Docente, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. Enfermeira, HULW, UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: waniamacedojp@uol.com.br.
Publicado
30-06-2012
Como Citar
Silva, A. F. da, Nóbrega, M. M. L. da, & Macedo, W. C. M. de. (2012). Diagnósticos/resultados de enfermagem para parturientes e puérperas utilizando a Classificação Internacional para Prática de Enfermagem. Revista Eletrônica De Enfermagem, 14(2), 267-76. https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.11211
Seção
Artigo Original