Correlação entre as características do perfil e desenvolvimento sensório-motor de crianças com síndromes genéticas

Autores

  • Ana Paula Vasconcelos Alves
  • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga Universidade Estadual de Goiás
  • Fabiana Pavan Viana Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.10883

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Fisioterapia, Doenças Genéticas Inatas

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.10883

Este trabalho trata-se de estudo transversal cujo objetivo foi verificar correlação entre as características do perfil e desenvolvimento sensório-motor de crianças com síndromes genéticas. Para tal, realizou-se pesquisa entre agosto e dezembro de 2009, com treze portadores de síndromes genéticas que frequentam a Associação Pestalozzi em Goiânia. Os instrumentos utilizados foram:Inventário Portage (IP), Ficha de Avaliação Neurológica Infantil e Gross Motor Function Classification System (GMFCS). Na análise estatística realizou-se teste de correlação de Spearman. Observou-se que quanto maior a idade da criança, maior o grau de incapacidade e nível de classificação funcional (GMFCS) e menor o percentual de desempenho nas áreas do IP. Quanto maior o peso da criança ao nascer, mais precoce a aquisição de habilidades motoras, tais como sentar, engatinhar e ficar em pé. Assim, verifica-se a importância de abordagem global no atendimento à criança, que deve incluir tanto aspectos neurofuncionais como estimulação do desenvolvimento sensório-motor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Vasconcelos Alves

Fisioterapeuta. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: paulinha57@uol.com.br.

Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga, Universidade Estadual de Goiás

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Médicas. Professora Titular, Universidade Estadual de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: cibellekayenne@gmail.com.

Fabiana Pavan Viana, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Fisiológicas. Professora Adjunto I, Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: pmfviana@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2012

Como Citar

1.
Alves APV, Formiga CKMR, Viana FP. Correlação entre as características do perfil e desenvolvimento sensório-motor de crianças com síndromes genéticas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2012 [citado 18º de abril de 2024];14(2):322-9. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10883

Edição

Seção

Artigo Original