Contribuições do estágio extracurricular para as competências profissionais: percepções de acadêmicos de enfermagem

Autores

  • Kely Cesar Martins Paiva Faculdade Novos Horizontes
  • Vera Lúcia Vieira Martins Instituto Metodista Izabela Hendrix

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.10364

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Competência Profissional, Educação Baseada em Competências, Educação em Enfermagem

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.10364

O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar como acadêmicos de enfermagem de um hospital público de Belo Horizonte (MG) percebem as contribuições, ideal (desejada) e real (efetiva), do estágio extracurricular para o desenvolvimento de competências profissionais, dada sua importância na formação acadêmica e profissional do estudante durante tal processo pedagógico. Trata-se de pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a trinta acadêmicos que faziam o estágio extracurricular no referido hospital. Os resultados mostraram que, tanto do ponto de vista do ideal como do real, esse tipo de atividade tem papel fundamental na formação de competências profissionais dos estudantes. As diferenças identificadas entre os níveis de percepção abordados indicaram necessidades de ações pedagógicas mais amplas visando melhorias nos processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kely Cesar Martins Paiva, Faculdade Novos Horizontes

Bacharel em Administração, Doutora em Administração, Professora Titular, Faculdade Novos Horizontes (UNIHORIZONTES). Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: kely.paiva@unihorizontes.br.

Vera Lúcia Vieira Martins, Instituto Metodista Izabela Hendrix

Enfermeira, Mestre em Administração. Professora, Instituto Metodista Izabela Hendrix (IMIH); Enfermeira no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG). Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: vera.martins@ipsemg.mg.gov.br.

Downloads

Publicado

30/06/2012

Como Citar

1.
Paiva KCM, Martins VLV. Contribuições do estágio extracurricular para as competências profissionais: percepções de acadêmicos de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2012 [citado 28º de março de 2024];14(2):384-94. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10364

Edição

Seção

Artigo Original