Funcionalidade familiar de idosos com alterações cognitivas em diferentes contextos de vulnerabilidade social

Autores

  • Ariene Angelini dos Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Sofia Cristina Iost Pavarini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.10170

Palavras-chave:

Enfermagem, Idoso, Demência, Relações familiares.

Resumo

O objetivo deste estudo realizado em São Carlos/SP em 2009 foi avaliar a funcionalidade familiar de idosos com alterações cognitivas, cadastrados em Unidades de Saúde da Família, residentes em diferentes contextos de vulnerabilidade social. A funcionalidade familiar foi avaliada utilizando o instrumento APGAR de Família, durante entrevista domiciliar (n = 88). Os resultados mostram que a maioria dos idosos (97% dos homens e 74% das mulheres) apontou boa funcionalidade familiar. Houve predomínio de boa funcionalidade familiar em todas as faixas etárias. Dos idosos pobres, 78% relataram boa funcionalidade familiar. A maioria dos idosos não pobres (86%) apresentou boa funcionalidade familiar. Não houve correlação significativa entre idade, sexo, diferentes grupos de vulnerabilidade social e o APGAR de Família dos idosos participantes (p > 0,05). A funcionalidade familiar deve ser avaliada a fim de melhorar o atendimento ao idoso no domicilio e planejar o cuidado, direcionando as ações à realidade das famílias.

Descritores: Enfermagem; Idoso; Demência; Relações familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariene Angelini dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Ciências Médias, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil. E-mail: arieneangelini@yahoo.com.br.

Sofia Cristina Iost Pavarini, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Educação, Professor Associado III, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: sofia@ufscar.br.

Downloads

Publicado

30/06/2011

Como Citar

1.
Santos AA dos, Pavarini SCI. Funcionalidade familiar de idosos com alterações cognitivas em diferentes contextos de vulnerabilidade social. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 28º de março de 2024];13(2):361-7. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10170

Edição

Seção

Artigo de Atualização