v. 24 (2021)

					Visualizar v. 24 (2021)
Publicado: 2021-03-08

Editorial

Artigos Originais

  • Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades THEORETICAL FOUNDATION AND PROPOSAL OF ACTIVITIES

    Dieisson Vasques, Diego Paixão, Flávio Antônio de Souza Castro
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68301
  • Articulações entre pesquisa e estágio: a pesquisa-ação enquanto estratégia de formação em educação física

    Jamile Dal-Cin, Neusa Dendena Kleinubing
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65901
  • QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma análise nas zonas distritais de Rio Grande-RS

    Thais Mortola Dias, Giovanni Felipe Ernst Frizzo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66619
  • Dificuldades encontradas pelos professores de educação física para incluir estudantes com deficiência intelectual: um estudo bibliográfico

    Cassia Cristina Bordini Pirolo, Celia Regina Vitaliano, Nilton Munhoz Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64211
  • O rendimento escolar e o esporte na vida de alunos/atletas

    Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Rogerio Zaim-de-Melo, Alcides José Scaglia, Marcelo José Taques, Ana Paula Moreira de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64737
  • Inserção das lutas na educação física escolar da cidade de Muriaé-MG

    Nicoly Rocha Ferreira, Júlia Loth Costa, Tassiana Aparecida Hudson, Juliana Fernandes Filgueiras Meireles
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67744
  • A dança e seus significados na comunidade Quilombola Kalunga em Goiás/Brasil Inexistente.

    Rosirene Campelo dos Santos, Reigler Siqueira Pedroza, Dulce Maria Filgueira de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65166
  • Educação física e mídia: perspectivas docentes sobre a abordagem dos temas corpo e saúde na escola

    Cássia Marques Cândido, Fernanda Leocádio Bitencourt Sombra, Alexandre Palma de Oliveira, Monique Ribeiro de Assis
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65690
  • Mulheres no futebol: uma análise midiática pela perspectiva dos estudos culturais A MEDIA ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF CULTURAL STUDIES

    Andressa Araujo Furquim, Maísa Ferreira, Nara Romero Montenegro, Rubens Antonio Gurgel Vieira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68583
  • Produtividade na pós-graduação stricto sensu em educação física do Rio de Janeiro: as publicações do corpo docente sob investigação PUBLICATIONS OF THE TEACHING BODY UNDER RESEARCH

    Débora Leonel Peluso, Alan Camargo Silva, Felipe da Silva Triani, Silvio de Cassio Costa Telles, Sílvia Maria Agatti Lüdorf
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.57610
  • Educação física e aulas remotas: um olhar para o trabalho com alunos com deficiência em escolas do Rio Grande do Sul

    Caroline Maciel da Silva, Roseli Machado, Denise Grosso da Fonseca
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66039
  • Iniciação esportiva para escolares: os impactos na coordenação e no desempenho motor após um programa de ensino

    Nayanne Dias Araújo, Henrique de Oliveira Castro, Allana Lendary Bernardo Ramos, Tatiane Mazzardo, Gabriella Nelli Monteiro, Layla Maria Campos Aburachid
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.70107
  • Cultura escolar evangélica: implicações sobre os sentidos das práticas corporais

    Marcia Cristina Rodrigues da Silva, Cleomar Ferreira Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.60524
  • Políticas de esporte, lei orgânica e financiamento nos municípios catarinenses

    Edmilson Santos dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61565
  • Os desafios das diretrizes curriculares nacionais para a área de educação física: uma análise do período de 1939 a 2015 AN ANALYSIS OF THE PERIOD 1939 TO 2015

    Andreia Cristina Metzner, Alexandre Janotta Drigo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67034
  • O ciclo de políticas e o currículo vivido na educação física em uma escola de referência

    Alvaro Rego Millen Neto, Cleuber de Souza Gonçalves, João Paulo Silva de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64405
  • Percepções dos usuários de CAPS acerca da Educação Física na saúde mental

    Ameliane Conceição Reubens Leonidio, Talita Grazielle Pires de Carvalho, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64571
  • Yoga nas escolas: percepção de crianças e seus responsáveis sobre seus efeitos Perception of Children and their Guardians About Its Effects

    Érica Maria Corrêa, Paula Hentschel Lobo da Costa
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67727
  • Aplicativos móveis de saúde para redução do comportamento sedentário

    Deisy Terumi Ueno, Angélica Bonolo, Jean Augusto Coelho Guimarães, Ana Elisa Messetti Christofoletti, Priscila Missaki Nakamura, Eduardo Kokubun
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68552
  • Validação de conteúdo do teste de conhecimento tático declarativo para a situação de ataque no voleibol de praia – TCTDA-VPDE PRAIA – TCTDA-VP

    Jarbas Rállison Domingos-Gomes, Raianne de Brito Grisi, Júlio Cesar Gomes da Silva, Vitor Bruno Cavalcanti Torres, Henrique de Oliveira Castro, Gilmário Ricarte Batista
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.69074
  • Atividade física na era da pós-verdade: percepções de praticantes usuários de redes sociais virtuais

    Renato Henrique Verzani, Adriane Beatriz de Souza Serapião
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.59863
  • Variabilidade do estado de humor durante uma competição: estudo com atletas juvenis de basquetebol a case study with basketball

    Bruna Maria Genuíno Sousa, Bruna Alves Santana, Douglas Versuti Arantes Alvarenga, Rosana Lopes da Silva Garcia , Ivan Wallan Tertuliano
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66349
  • O corpo que nada esquece: sensibilidade, percepção e memórias corporais

    Yara Aparecida Couto, Daniela Frizzon Zamboni
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61121
  • Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes THE MO AND THE INTERESTS OF RESEARCH GROUPS

    Jéssica Frasson, Elisandro Schultz Wittizorecki
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67712
  • Os professores de educação física e as práticas pedagógicas dos temas transversais com os alunos do ensino básico de escolas públicas

    Philipe Matos, Carina Cechinel da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64770
  • O conteúdo "lutas" nas aulas de educação física em escolas do Oeste do Paraná

    Andreia Cristine Becker, Gabriela Simone Harnisch, Gustavo André Borges
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68245
  • As (não) convocações de mulheres para cargos de liderança nas comissões técnicas no Handebol brasileiro nos anos de 2014-2020

    Leandro Amâncio Silva, Juliana Fagundes Jacó, Tathyane Krahenbühl
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65760
  • A ginástica como atividade extracurricular na escola: combinando saberes da ginástica acrobática, da acrobacia coletiva e da ginástica para todos COMBINING KNOWLEDGE OF ACROBATIC GYMNASTICS, COLLECTIVE ACROBACY AND GYMNASTICS FOR ALL

    Laura Ribeiro Tostes, Fernanda Raffi Menegaldo, Marco Antonio Coelho Bortoleto
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.60546
  • Construção das identidades de gênero na infância: os discursos dos brinquedos e brincadeiras

    Karine Natalie Barra Godoy, Ludmila Mourão, Ayra Lovisi Oliveira, Bruna Chaves
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64935
  • O volume de prática em ginástica artística influencia o desempenho das habilidades motoras fundamentais

    Letícia Pimenta Ferreira, Nádia Fernanda Schmitt Marinho, Patrick Costa Ribeiro-Silva , Welisney Soares de Brito , Rodolfo Novellino Benda
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68099
  • Experiências de formação inicial e atuação profissional do professor supervisor de estágio curricular supervisionado em educação física

    Ayla Cristine Gonçalves, Adelar Aparecido Sampaio, Evandra Hein Mendes, Arestides Pereira da Silva Júnior
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65659
  • Sentidos construídos por atletas de elite sobre a abertura dos jogos olímpicos da juventude de Buenos Aires

    Adriano Lopes de Souza, Thayse Mayan Alarcon Ferreira, Otávio Tavares
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68575
  • Educação física no exame nacional do ensino médio: quando o gênero entra em campo WHEN GENDER TAKES THE FIELD

    Leandro Teofilo de Brito, Fabiano Pries Devide
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65948
  • As diretrizes curriculares nacionais da educação física de 2018 e as imprecisões em torno da saúde coletiva e o SUS

    Leonardo Trápaga Abib, Alan Goulart Knuth
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67182
  • Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física

    Ho Shin Fú, Pedro Henrique Bezerra da Silva, Lívia Tenorio Brasileiro, Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira, Marcelo Soares Tavares de Melo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.72200
  • Artigo retratado - O ensino dos jogos chineses: uma experiência nas aulas de educação física

    Ho Shin Fú, Pedro Henrique Bezerra da Silva, Lívia Tenorio Brasileiro, Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira, Marcelo Soares Tavares de Melo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.69108
  • Concepções sobre imagem corporal da mulher negra entre alunas do ensino médio em Teresina/PI

    Francisco Elismar da Silva Junior, Fábio Soares da Costa, Janete de Páscoa Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.60026
  • Educação física escolar em unidades prisionais: elementos para se pensar sobre a educação “por entre as grades"

    Glauber César Cruz Custódio , Célia Maria Fernandes Nunes, Jairo Antônio Paixão
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66352
  • Significados de corpo e saúde para adultos praticantes de dança

    Marilia Merle Tirintan, Rogerio Cruz Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61413
  • Inserção e atuação do profissional de educação física nos núcleos de apoio à saúde da família em Santos-SP

    Luciana Maria de Sobral, Rogério Cruz de Oliveira, Ricardo José Gomes, Camila Aparecida Machado de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66994
  • Oportunidades de estimulação motora em ambientes domiciliares do Amazonas e fatores associados

    Marcelo Duarte, Giseli Santos Dalpiaz Duarte, Glauber Carvalho Nobre, Thábata Viviane Gomes Brandão, Rodolfo Novellino Benda
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67726
  • Trabalho da educação física na internação psiquiátrica: a percepção da equipe de profissionais de saúde

    Rafael de Lima Magalhães, Gisele Battistelli, Michele Casser Csordas
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.56835
  • Perfil dos ingressantes na licenciatura em Educação Física e suas experiências com as ginásticas competitivas

    Bruna Sontag, Verónica Gabriela Silva Piovani, Jorge Both, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61597
  • O conhecimento do professor de Educação Física sobre aprendizagem motora

    Nathálya Gardênia de Holanda Marinho Nogueira, Diego Augusto Paulon, Bárbara de Paula Ferreira, Lidiane Aparecida Fernandes, Guilherme Menezes Lage
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64487
  • A dança na prática pedagógica dos docentes de educação física da rede municipal de ensino de Joinville

    Silvana de Franca, Pedro Jorge Cortes Morales
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.59264
  • Contribuições de um núcleo específico de educação física em um curso de educação na cultura digital para a prática pedagógica na visão de professores-cursistas

    Juliano Silveira, Giovani De Lorenzi Pires
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64392

Artigos de Revisão

  • A lealdade dos espectadores de futebol e seus antecedentes: uma revisão sistemática

    Victor Rodrigues Silva, Marcos Antonio Barros Filho, Yves Miranda, José Pedro Sarmento Lopes, Carlos Augusto Mulatinho Pedroso
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64772
  • Educação física escolar na educação infantil: uma revisão sistemática

    Uirá de Siqueira Farias , Daniel Teixeira Maldonado, Vinicius dos Santos Moreira, Elisabete dos Santos Freire, Graciele Massoli Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65497
  • Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas

    Thiago José Leonardi, Artur Goulart Berger, Guy Ginciene, André Luís Ruggiero Barroso, Roberto Rodrigues Paes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68983
  • A produção científica sobre lutas e a teoria de Norbert Elias: um estado do conhecimento em artigos 2010-2020 A STATE OF KNOWLEDGE IN ARTICLES 2010-2020

    Flávio Py Mariante Neto, Daniel Giordani Vasques, Nicole Marceli Nunes Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66895
  • O Sistema Único de Saúde nas dissertações e teses em Educação Física na região Sul do Brasil (2010-2019)

    Mathias Roberto Loch, Joamara de Oliveira Pimentel, Lean Alécio de Paula Lima, Francine Nesello Melanda
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64331
  • Programa saúde na escola, promoção da saúde e contribuições da educação física: uma revisão integrativa

    Olga Maria da Silva Bezerra Cavalcanti, Francisco Timbó de Paiva Neto , Cassiano Ricardo Rech
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67810
  • Reflexões sobre os (não) usos das tecnologias digitais na educação física escolar

    Fábio Souza de Oliveira, Cláudio Márcio Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64427
  • Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área

    BRUNA ALMEIDA RIBEIRO, RODRIGO LEMA DEL RIO MARTINS, ANDRÉ DA SILVA MELLO
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67737
  • Saúde coletiva e saúde pública no currículo dos cursos de educação física: uma revisão sistemática A SYSTEMATIC REVIEW

    Vítor Tavares da Silva, Cintia Ramos Nicoes, Alan Goularte Knuth
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.61062
  • A produção científica sobre treinadores de futsal no Brasil

    Cesar Vieira Marques Filho, Gustavo Sanchez Folhas, Larissa Rafaela Galatti, Wilton Carlos Santana, Paulo Cesar Montagner
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64620
  • Estudos envolvendo criatividade, educação física e epistemologia genética

    Natálie dos Reis Rodrigues, Maria Luiza Rheingantz Becker
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65546

Ensaios

  • Futsal para pessoas com deficiência intelectual: desafios e possibilidades

    Érica Roberta Joaquim, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas, Otávio Luis Piva da Cunha Furtado
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66154
  • Por um refinamento dos saberes disponíveis Dimensões para a articulação das Filosofias de Treinadores

    Hudson Martins, Alcides Scaglia
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64440
  • O ensino do esporte na educação física escolar: um ensaio sobre as potencialidades do TGFU

    Rodrigo Márcio de Oliveira e Silva, Gustavo De Conti Teixeira Costa
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66388
  • Uma introdução sobre a dialética desejo e razão em Aristóteles e na psicanálise: aplicações para as práticas corporais APPLICATIONS FOR BODY PRACTICES

    Paulo Boccati, Odilon José Roble
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64871
  • A adequação à exploração do mercado de trabalho via segmentação da Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

    Carla Chagas Ramalho, Fernanda de Souza Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65902
  • Olimpismo e memória: dos baús pessoais de atletas a um acervo público

    William Douglas de Almeida, Rafael Campos Veloso, Katia Rubio
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64467
  • As práticas corporais e atividades físicas nos 15 anos da política nacional de promoção da saúde: a defesa da equidade em um contexto de austeridade the defense of equity in a context of austerity

    Leonardo Araújo Vieira, Fabio Fortunato Brasil de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68737
  • Pelas lentes do SUS: notas sobre desafios e avanços da promoção da saúde na atenção primária

    Marcos Bagrichevsky
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66137
  • Entre os apitos do campo e da fábrica: o futebol à moda Bangu/Rio de Janeiro (1904-1929)

    Nei Jorge Santos Junior
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66390
  • O corpo em cena: reflexões para a educação escolar

    José Carlos dos Santos, Wagner Wey Moreira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.59483

Resenhas