Experiências de formação inicial e atuação profissional do professor supervisor de estágio curricular supervisionado em educação física

Autores

  • Ayla Cristine Gonçalves Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Adelar Aparecido Sampaio Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0000-0003-4386-1364
  • Evandra Hein Mendes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Arestides Pereira da Silva Júnior Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0000-0003-0647-1930

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.65659

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Professor Supervisor, Docência, Educação Física

Resumo

O artigo objetivou apresentar uma análise e discussão sobre o papel do professor supervisor de Educação Física, a partir de vivências e experiências na realização do estágio curricular supervisionado em escolas públicas de Marechal Cândido Rondon-PR. A pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem quali-quantitativa, tendo o questionário como o instrumento para coleta de dados. Constatou-se que os professores tiveram boas experiências em relação ao estágio durante a sua graduação e apresentam uma avaliação consensual positiva sobre a sua importância na formação docente. Também alertaram não ter uma capacitação específica para atuar nessa função, mas destacam as suas experiências profissionais como elementos que os habilitem a exercerem o papel de professor supervisor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayla Cristine Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. É docente do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Evandra Hein Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado Uel - Uem pela Universidade Estadual de Londrina. É docente do curso de Educação Física Licenciatura da Universidades Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. É docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

CRISTINE GONÇALVES, A. .; APARECIDO SAMPAIO, A. .; HEIN MENDES, E. .; PEREIRA DA SILVA JÚNIOR, A. Experiências de formação inicial e atuação profissional do professor supervisor de estágio curricular supervisionado em educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.65659. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/65659. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais