Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores

Autores

  • Ariane Dias Farias Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Jaqueline Beck Rodrigues Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Simone Lara Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Susane Graup Curso de Educação Física Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Rodrigo de Souza Balk Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS
  • Lilian Pinto Teixeira Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.50733

Palavras-chave:

Criança. Desenvolvimento Infantil. Habilidades Motoras. Equilíbrio Postural.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos do método Pilates (MP) sobre o equilíbrio postural (EP) em crianças com atrasos motores. Foram incluídas 17 crianças de 7 a 10 anos com dificuldades motoras, selecionadas através da bateria de testes do M-ABC. O EP foi avaliado pré e pós-intervenção com a Posturografia Dinâmica (Sistema EquiTest® - NeuroCom), através dos testes de organização sensorial (TOS), dividido em 06 condições (I à VI), que avaliam os sistemas somatossensorial, vestibular e visual. As crianças praticaram os exercícios do MP por 12 semanas. Houve melhora das condições V (p=0,01) e VI (p=0,02) dos TOS, bem como uma maior utilização do sistema vestibular (p=0,007) pós-intervenção. O MP apresentou contribuições importantes sobre o EP de crianças com atrasos motores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Dias Farias, Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa

Jaqueline Beck Rodrigues, Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa

Simone Lara, Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

doutora em educação em ciências, mestre em fisiologia humana, docente do curso de fisioterapia da UNIPAMPA.

Susane Graup, Curso de Educação Física Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

Doutora em Engenharia de Produção, Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana

Rodrigo de Souza Balk, Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica, Docente do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa

Lilian Pinto Teixeira, Curso de Fisioterapia Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA BR 472 KM 592 Caixa Postal 118 - CEP 97500-970 Uruguaiana - RS

Fisioterapeuta do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa Uruguaiana

Downloads

Publicado

2019-08-02

Como Citar

FARIAS, A. D.; RODRIGUES, J. B.; LARA, S.; GRAUP, S.; BALK, R. de S.; TEIXEIRA, L. P. Efeitos do Método Pilates sobre o equilíbrio postural em crianças com atrasos motores. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.50733. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50733. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais