EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE AS AULAS

Autores

  • Antonio Carlos da Silva Professor do Curso de Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e do Colégio São Judas Tadeu
  • Graciele Massoli Rodrigues Universidade São Judas Tadeu e Escola Superior de Educação Física de Jundiaí.
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.43820

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento. Educação. Ensino Médio

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as percepções dos estudantes do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física. Responderam a um questionário 72 estudantes do ensino médio, sendo que 14 declararam não participar das aulas ou participar às vezes. Problemas de saúde e vergonha foram as principais justificavas utilizadas por eles. As atividades realizadas estimulam a participação de alguns, mas levam ao afastamento de outros. O desejo por atividades diversificadas é comum. O esporte é apreciado por todos, inclusive aqueles que não participam das aulas. Entretanto, é importante identificar qual o significado atribuído ao termo, que por vezes parece se confundir com exercício e com jogo. Desta forma, acreditamos que pesquisas sobre o tema ainda são necessárias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos da Silva, Professor do Curso de Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e do Colégio São Judas Tadeu

Possui graduação pela Faculdade de Educação Física de Guarulhos (1980), pós graduação Lato Sensu em Ciências do Esporte pela UniABC(1986), pós graduação Stricto Sensu em Educação Física (conclusão em setembro de 2016) pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é regime parcial na Universidade São Judas Tadeu (Handebol e Futebol), professor do Colégio São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Educação Física, com enfase em Esportes coletivos. 

http://lattes.cnpq.br/4972373180692331

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas Tadeu e Escola Superior de Educação Física de Jundiaí.

Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora titular da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física e em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

http://lattes.cnpq.br/2769145171001675

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e docente no Programa de de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu.

http://lattes.cnpq.br/4679908602456886

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

DA SILVA, A. C.; RODRIGUES, G. M.; DOS SANTOS FREIRE, E. EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE AS AULAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 4, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i4.43820. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43820. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais