A DANÇA AFRO-BRASILEIRA EM LONDRINA – PARANÁ

Autores

  • Silvia Pavesi Sborquia Universidade Estadual de Londrina
  • André Dalben Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.41994

Palavras-chave:

Cultura. Manifestações afro-brasileiras. Dança.

Resumo

Com base em um contexto problemático pautado pela necessidade de estudos que permitam explorar e conhecer a diversidade étnico-racial presente nas mais diversas localidades do país, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o significado das manifestações dançantes da cultura afro-brasileira presente nas produções do Grupo de Dança Cristal em Londrina no Paraná. Esta foi uma investigação exploratória de caráter qualitativo que teve como procedimento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Concluiu-se que as ações promovidas pelo Grupo de Dança Cristal possibilitam uma permanente reconstrução da cultura afro-brasileira, em uma postura de resistência e de valorização da diferença que se apoia em um projeto de sociedade plural e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Pavesi Sborquia, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora Adjunto do departamento de Educação Física do Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora da Comissão de Pós-Graduação do Departamento de Educação Física; Coordenadora do GESLUC - Grupo de Estudos em Gestualidade, Ludicidade e Cultura.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1534979791179976

André Dalben, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizou Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de História (2015). Doutor em Educação, na linha de Educação e História Cultural, pela Universidade Estadual de Campinas (2014), com estágio sanduíche realizado na Université de Montpellier III - Paul Valery (França). Possui Mestrado em Educação Física, na linha Educação Física e Sociedade, pela Universidade Estadual de Campinas (2009), e Licenciatura Plena em Educação Física (2006) pela mesma instituição. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0743727143543352

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

PAVESI SBORQUIA, S.; DALBEN, A. A DANÇA AFRO-BRASILEIRA EM LONDRINA – PARANÁ. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i2.41994. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41994. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais