REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE ESPORTIVA E O EFEITO DE INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL

Autores

  • Gustavo De Conti Teixeira Costa Universidade Federal de Goiás
  • Auro Barreiros Freire Universidade Federal De Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.41014

Palavras-chave:

Destreza Motora, Atividade Motora, Aprendizagem

Resumo

A interferência contextual mostra relação entre o tipo de prática e a intensidade da interferência. Assim, esta revisão relacionou a interferência contextual com o PMG, na aquisição de uma habilidade motora. Buscou-se periódicos nas bases de dados SciELO, MEDLINE, MEDLINE/ PUBMED, Web of Science, Science, Wiley Online Library e Scopus, até o ano de 2015. Os resultados mostraram inconsistências entre o efeito de interferência contextual e a aquisição de programas motores. Entretanto, em conjunto, deram indícios de que a prática com alta interferência contextual promove efeito benéfico na melhoria da capacidade de parametrização do movimento e que deve ser inserida após a aquisição de uma estrutura, a qual é melhor adquirida através da prática constante. 

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Biografia do Autor

Gustavo De Conti Teixeira Costa, Universidade Federal de Goiás

Auro Barreiros Freire, Universidade Federal De Minas Gerais

http://lattes.cnpq.br/7324378349836120


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Publicado

2017-03-31

Como Citar

DE CONTI TEIXEIRA COSTA, G.; FREIRE, A. B. REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE ESPORTIVA E O EFEITO DE INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.41014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41014. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão