IMPLICAÇÕES DA PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Guilherme Bardemaker Bernardi Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i2.36661

Palavras-chave:

Proletarização docente, Trabalho Pedagógico, Educação Física Escolar, Materialismo Dialético.

Resumo

Este artigo discute o processo de proletarização docente, mais especificamente no âmbito da Educação Física Escolar. Partindo de uma leitura marxista de educação, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, no qual procuramos compreender como os professores organizam seu trabalho pedagógico frente a esse processo, que decorre da aproximação cada vez maior das condições do trabalho docente com as características do trabalho da sociedade capitalista.

 

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Biografia do Autor

Guilherme Bardemaker Bernardi, Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Mestre em Ciências do Movimento Humano. Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

BERNARDI, G. B.; MOLINA NETO, V. IMPLICAÇÕES DA PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i2.36661. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36661. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais