A produção científica sobre lutas e a teoria de Norbert Elias: um estado do conhecimento em artigos 2010-2020

A STATE OF KNOWLEDGE IN ARTICLES 2010-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66895

Palavras-chave:

Esportes, Educação Física, Sociologia, Artes Marciais

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a teoria de Norbert Elias nas pesquisas sobre lutas na Educação Física brasileira. O corpus foi composto por nove artigos publicados no período 2010-2020 selecionados em bases de dados. A análise dos textos mostrou que o livro “A busca da excitação” foi amplamente citado, assim como a noção de “esportivização” foi frequentemente evocada para interpretar as lutas. A análise de conteúdo indicou cinco categorias: lutas como manifestações da cultura corporal de movimento, processos de transformação, violência, ética/moral e mídia. Consideramos que, ao mesmo tempo em que a teoria de Elias auxilia a interpretar as lutas, é fundamental que o pesquisador observe que há elementos específicos na configuração que sustentam cada realidade social.

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Biografia do Autor

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, flaviomariante@hotmail.com

Doutor em Ciências do Movimento Humano. Professor da Universidade Luterana do Brasil. 

Nicole Marceli Nunes Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, nicolem.nunes@hotmail.com

Bolsista BIC/UFRGS. Licencianda em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

PY MARIANTE NETO, F.; VASQUES, D. G.; NUNES CARDOSO, N. M. A produção científica sobre lutas e a teoria de Norbert Elias: um estado do conhecimento em artigos 2010-2020: A STATE OF KNOWLEDGE IN ARTICLES 2010-2020. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.66895. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/66895. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão