Contribuições de Daniil Elkonin para o ensino da Educação Física na infância

Autores

  • Edna Santos de Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil, ednacarvalhoef@gmail.com
  • Tiago Nicola Lavoura Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil, nicolalavoura@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.59958

Palavras-chave:

Educação Física. Desenvolvimento infantil. Atividade. Jogo protagonizado.

Resumo

O estudo analisou as contribuições teóricas de Daniil B. Elkonin e da psicologia histórico-cultural para o trabalho pedagógico da Educação Física (EF) na educação infantil, a fim de problematizar as possibilidades de realização desta disciplina curricular com vistas ao assim chamado ensino desenvolvente. Atentou-se, especialmente, à relação entre ensino e desenvolvimento e suas possibilidades por meio do jogo protagonizado. Para tanto, a pesquisa teórico-conceitual de caráter bibliográfico utilizou procedimentos analíticos a partir de fontes de diversos autores que já se debruçaram sobre o tema. Concluiu-se que a EF pode contribuir para o desenvolvimento infantil ao possibilitar a apropriação dos conhecimentos da cultura corporal por meio da atividade-guia do jogo protagonizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Nicola Lavoura, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil, nicolalavoura@gmail.com

Mestrando em Ciências da Motricidade Humana, sub-área de Estados Emocionais e Movimento Humano

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

CARVALHO, E. S. de; LAVOURA, T. N. Contribuições de Daniil Elkonin para o ensino da Educação Física na infância. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.59958. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59958. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão