As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências

Autores

  • Adriana de Faria Gehres Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco, Brasil, adriana.gehres@upe.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.55800

Palavras-chave:

Dança. Ensino. Educação Física. Arte

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar as danças nas escolas numa rede que se compõe a partir de deslocamentos nas danças contemporâneas e no ensino da dança. Para tal recorremos à pesquisa bibliográfica, tomando como foco uma breve discussão sobre os deslocamentos nas danças contemporâneas (SABISCH, 2011); uma análise de uma proposta para a dança no ensino que problematiza o corpo contemporâneo, amplamente discutida na literatura nacional de Educação Física e Arte (MARQUES, 2014, 2012, 2010, 2003, 1999, 1998a, 1998b, 1996, 1995); e, a possibilidade da vivência da educação como experiência (LARROSA, 2013, 2009; LARROSA BONDÍA, 2002), como hospedeira, eventualmente, de uma outra dança no ensino.

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Biografia do Autor

Adriana de Faria Gehres, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco, Brasil, adriana.gehres@upe.br

Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco, Doutora em Motricidade Humana/Dança

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Publicado

2020-08-06

Como Citar

GEHRES, A. de F. As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.55800. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55800. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão