Dança como conteúdo da educação física escolar

Autores/as

  • Carla Elisa Santana Soares Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, carlaelisasoares@hotmail.com
  • Jaqueline Rodrigues da Silva Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Feira de Santana, Bahia, Brasil, jaquejrs@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.55757

Palabras clave:

Educação Física. Dança. Cultura Corporal.

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de dança como conteúdo da educação física escolar, expressa nos artigos publicados na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). Trata-se de pesquisa bibliográfica em que foram analisados 10 artigos. Evidenciamos em maior abundância as concepções de dança como linguagem, linguagem simbólica ou forma de comunicação e maior incidência do referencial fenomenológico. Apontamos a necessidade de aprofundamentos sobre o tipo de sujeito que se quer formar a partir das concepções citadas. Por fim, fazemos a defesa do ensino da dança na escola a partir da concepção de formação omnilateral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Elisa Santana Soares, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, carlaelisasoares@hotmail.com

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Exerceu a docência pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia sob regime especial de direito administrativo (REDA), lecionando as disciplinas Educação Física e Artes no ensino médio. Pesquisas desenvolvidas em torno da dança, como conteúdo da educação física e formação de professores, também possui interesse em pesquisa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural. Atualmente é Residente em Saúde da Família pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com enquadramento no Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Jaqueline Rodrigues da Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Feira de Santana, Bahia, Brasil, jaquejrs@yahoo.com.br

Doutoranda no programa de pós-graduação em Educação na Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense no Programa de Pós-graduação em Educação, no campo de Confluência Trabalho e Educação.Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadudal de Feira de Santana. Professora da Rede básica do Estado da Bahia.

Publicado

2020-11-30

Cómo citar

SOARES, C. E. S.; DA SILVA, J. R. Dança como conteúdo da educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.55757. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55757. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão