GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NO PERÍODO ENTRE 2004-2014 NAS BASES DO LILACS E SCIELO

Autores

  • Glenda Macedônia Gutierres Sabatel Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) - Graduada no curso de licenciatura em Educação Física
  • Stephanie de Sousa Alves Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) - Graduada no curso de licenciatura em Educação Física
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade do Oeste Paulista - Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Pós-Doutorando com bolsa Capes
  • Márcia Regina Canhoto de Lima Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) - Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.34159

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação Física escolar.

Resumo

Por meio da revisão de literatura, buscou-se analisar as principais características presentes nos artigos científicos sobre gênero e sexualidade na Educação Física escolar publicados no Brasil nas bases de dados do Lilacs e Scielo. Procedeu-se pelo levantamento de artigos produzidos entre 2004-2014. Os resultados apontam que são poucos os estudos que interseccionam discussões entre gênero e sexualidade na Educação Física escolar. Os artigos analisam tais temáticas sob o enfoque de distintas concepções teórico-epistemológicas. As aulas do referido componente curricular precisam coibir a segregação de meninos e meninas, avançando na compreensão de que as questões de gênero e sexualidade não podem ser pautadas em parâmetros heteronormativos.

Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Educação Física escolar.

Through literature review, we sought to analyze the main features found in scientific articles on gender and sexuality in the Physical Education classes published in Brazil at the databases Lilacs and Scielo. We carried out the survey of articles produced between 2004-2014. The results show that there are few studies that intersect discussions between gender and sexuality in the Physical Education classes. The articles analyze such issues from the standpoint of different theoretical and epistemological approaches. The lessons of this curricular component need to curb the segregation of boys and girls, advancing the understanding that gender and sexuality issues can not be guided by heteronormative parameters.

Keywords: Gender. Sexuality. Physical Education classes.

A través de revisión de la literatura, hemos tratado de analizar las principales características que se encuentran en los artículos científicos sobre el género y la sexualidad en las clases de Educación Física publicados en Brasil en las bases del Lilacs y Scielo. Hemos llevado a cabo la encuesta de artículos producidos entre 2004-2014. Los resultados muestran que hay pocos estudios que se cruzan las discusiones entre el género y la sexualidad en las clases de Educación Física. Los artículos analizan estas cuestiones desde el punto de vista de los diferentes conceptos teóricos y epistemológicos. Es necesario que las clases de este componente curricular superen la segregación de niños y niñas, y avanzen en la comprensión de que las cuestiones de género y sexualidad no pueden ser guiadas por parámetros heteronormativos.

Palabras clave: Género. Sexualidad. Clases de Educación Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glenda Macedônia Gutierres Sabatel, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) - Graduada no curso de licenciatura em Educação Física

Glenda Macedônia Gutierres Sabatel é graduada pelo curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente-SP.

Link para acesso ao currículo lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4360030J6

Stephanie de Sousa Alves, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) - Graduada no curso de licenciatura em Educação Física

Stephanie de Sousa Alves é graduada pelo curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente-SP.

Link para acesso ao currículo lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8243133Z9

Marcos Vinicius Francisco, Universidade do Oeste Paulista - Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Pós-Doutorando com bolsa Capes

Marcos Vinicius Francisco é doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente-SP. Atualmente está realizando Pós-Doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Link para acesso ao currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713923P5

Márcia Regina Canhoto de Lima, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) - Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Márcia Regina Canhoto de Lima é doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Atualmente é docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente-SP.

Link para acesso ao currículo lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706381T3

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

GUTIERRES SABATEL, G. M.; ALVES, S. de S.; FRANCISCO, M. V.; CANHOTO DE LIMA, M. R. GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NO PERÍODO ENTRE 2004-2014 NAS BASES DO LILACS E SCIELO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i1.34159. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34159. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão