CORPO E MOVIMENTO: PRODUZINDO DIFERENÇAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Helena Altmann Universidade Estadual de Campinas
  • Marina Mariano Universidade Estadual de Campinas
  • Liane Apareceida Roveran Uchoga Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.12375

Palavras-chave:

Educação Infantil, gênero, movimento

Resumo

Este artigo analisa as relações entre gênero e movimento na Educação Infantil a partir de duas pesquisas realizadas em instituições desse nível de educação em cidades distintas do estado de São Paulo. Em ambas foram feitas observações etnográficas e entrevistas, sendo que uma delas, realizada na cidade de Campinas, investigou como o corpo e o movimento eram tratados dentro da rotina escolar, enquanto a segunda, realizada em Vinhedo, problematizou as relações de gênero dentro de aulas de Educação Física. Analisamos aqui como as diferentes formas de intervenção de professores e professoras produziam relações e significados de gênero distintos durante suas aulas. Concluímos que diferentes formas de intervenção podem estimular ou não a segregação de meninos e meninas nesse espaço.

Palavras-chave: Educação Infantil. Gênero. Movimento. Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Altmann, Universidade Estadual de Campinas

Professora doutora da Universidade Estadual de Campinas, onde atua na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Gênero e Sexualidade. Coordena o Grupo de Pesquisa Corpo e Educação, vinculado à Faculdade de Educação Física da UNICAMP

Marina Mariano, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação Física (Unicamp), área de concentração: Educação Física e Sociedade.

Liane Apareceida Roveran Uchoga, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Educação Física (Unicamp), área de concentração: educação física e sociedade.Mestranda em Educação Física (Unicamp), área de concentração: Educação Física e Sociedade.
Mestranda em Educação Física (Unicamp), área de concentração: educação física e sociedade.
Mestranda em Educação Física (Unicamp), área de concentração: educação física e sociedade.


Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

ALTMANN, H.; MARIANO, M.; UCHOGA, L. A. R. CORPO E MOVIMENTO: PRODUZINDO DIFERENÇAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.12375. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12375. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais