EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Elvio Marcos Boato Universidade Católica de Brasília e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Tânia Mara Vieira Sampaio Universidade Católica de Brasília
  • Meicar Carvalho Campos Vila Olímpica de Samambaia - DF
  • Soraya Valenza Diniz Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Augusto Parras Albuquerque Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.17904

Palavras-chave:

Autismo, dança, estudo de caso.

Resumo

O objetivo desse estudo de caso, realizado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, foi verificar as contribuições de um trabalho de expressão corporal e dança no desenvolvimento sócio-emocional de um Autista. Para a coleta dos dados, foram analisados os relatórios psicológicos e psicopedagógicos do Aluno, os diários de classe da Professora de dança da Oficina Corpo e Expressão da UCB/SEEDF, observações de aula, relatório de 02 estudos de caso e uma entrevista com a mãe do Aluno, no final de um ano de observações. Concluiu-se que o aluno Autista tem condições de se comunicar e se relacionar com o meio, desde que respeitadas suas possibilidades, e que a dança pode ser um meio efetivo na construção de perspectivas para sua definitiva inclusão educacional e social.

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Biografia do Autor

Elvio Marcos Boato, Universidade Católica de Brasília e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestre e Doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. É Professor da SEEDF desde 1991 atuando com crianças com deficiência intelectual, visual e múltipla, além Transtornos Globais do Desenvolvimento. Atua no Ensino Superior desde 1994, coordenando, atualmente o projeto de extensão e pesquisa “Atendimento Educacional Especializado em Educação Física e Arte” do Curso de Educação Física da UCB em parceria com a SEEDF. É professor da Universidade Católica de Brasília há 4 anos. Currículo Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250531Y7

Tânia Mara Vieira Sampaio, Universidade Católica de Brasília

Mestre e Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora da Graduação e da Pós-graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília há 4 anos. Coordena projetos de pesquisa nas áreas de Educação Física Adaptada, Lazer, Gênero e Etnia na UCB. Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707314U0

Meicar Carvalho Campos, Vila Olímpica de Samambaia - DF

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. É coordenadora do processo de inclusão de alunos com deficiência da Vila Olímpica de Samambaia, tendo participado do projeto de Iniciação Científica em Atendimento Educacional Especializado em Educação Física para alunos com Deficiência durante o curso de Graduação. Currículo Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4498386E9

Soraya Valenza Diniz, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professora de Arte da Secretaria Educação do Distrito Federal há 25 anos com atuação na Educação Especial com alunos com Deficiência Intelectual, Física e Múltipla e com Transtornos Globais do Desenvolvimento. Tem graduação em Arte pela Faculdade Dulcina de Morais e é especializada em Educação Física Especial pela Universidade de Brasília. Foi professora da Faculdade Santa Terezinha por 5 anos, atuando, atualmente no projeto de Extensão e Pesquisa em atendimento especializado em Educação Física e Arte do Curso de Educação Física da UCB em parceria com SEEDF. É professora, coreógrafa e coordenadora da Oficina Corpo e Expressão do referido projeto. Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207542J0

Augusto Parras Albuquerque, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor de Educação Física da SEEDF com graduação em Educação Física, mestrado em Educação e formação em Psicomotricidade Relacional. Professor do Ensino Especial desde 1993 com atuação nas áreas de Deficiência Intelectual, Física, Múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Coordena o grupo de estudos do Projeto de Extensão e Pesquisa em Atendimento Educacional Especializado em Educação Física para pessoas com deficiência, e a oficina de atividades aquáticas desse mesmo projeto. Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744895A9

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Publicado

2014-03-10

Como Citar

BOATO, E. M.; SAMPAIO, T. M. V.; CAMPOS, M. C.; DINIZ, S. V.; ALBUQUERQUE, A. P. EXPRESSÃO CORPORAL/DANÇA PARA AUTISTAS - UM ESTUDO DE CASO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.17904. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17904. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais