EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E AVALIAÇÃO: UM CAMINHO PARA O TRABALHO MOTOR EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL

Autores

  • Viviane Oliveira Gonçalves
  • Kelly Suêmia Dutra Silva
  • Denise Pereira Fernandes
  • Lorena Barbosa Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v7i2.98

Resumo

Ao observarmos a carência e a importância da avaliação em educação física adaptada, desenvolvemos este estudo, cujo objetivo é propor uma metodologia de avaliação na área, baseada no comportamento adaptativo. Sendo assim, elaboramos uma ficha de avaliação e, através de observações, verificamos que os alunos pesquisados possuem maior dificuldade no que se refere às funções acadêmicas, e maior facilidade na área identificada como cuidados pessoais. Apresentamos, ainda, algumas sugestões de atividades visando a elaboração da avaliação do comportamento adaptativo baseando-se nas áreas pesquisadas, com o intuito de identificar as de maior defasagem dos alunos e/ou com o intuito de realizar um trabalho no sentido de superá-las. PALAVRAS-CHAVE: educação física – educação física para deficientes – avaliação – deficiência mental.

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Publicado

2006-11-15

Como Citar

OLIVEIRA GONÇALVES, V.; SUÊMIA DUTRA SILVA, K.; PEREIRA FERNANDES, D.; BARBOSA FERREIRA, L. EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E AVALIAÇÃO: UM CAMINHO PARA O TRABALHO MOTOR EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 231–244, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v7i2.98. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/98. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais