Mulheres no futebol: uma análise midiática pela perspectiva dos estudos culturais

A MEDIA ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF CULTURAL STUDIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68583

Palavras-chave:

Futebol de mulheres, Esporte, Estudos Culturais, Futebol feminino

Resumo

Este artigo objetiva identificar as representações das identidades de mulheres praticantes de futebol profissional, a partir de comentários em site esportivo. Articulamos os discursos midiáticos às relações de poder e, por meio da análise cultural, identificamos limitações de gênero na área da Educação Física. Os principais pontos analisados apontam às várias ofensas sofridas pelas mulheres, entre elas os imperativos da feminilidade, fragilidade, maternidade e ataques em relação à orientação sexual. Conclui-se que estes espaços colaboram na construção do que é ser mulher dentro da cultura e buscam normalizar um ideal desejado, que confronta com a conquista de visibilidade e aceitação das mulheres praticantes de futebol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-13

Como Citar

ARAUJO FURQUIM, A.; FERREIRA, M.; ROMERO MONTENEGRO, N. .; GURGEL VIEIRA, R. A. Mulheres no futebol: uma análise midiática pela perspectiva dos estudos culturais: A MEDIA ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF CULTURAL STUDIES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.68583. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/68583. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais