A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física

Autores

  • Mauro Henrique André Leeds Beckett University, Leeds, Inglaterra, mauro.ha@gmail.com
  • Mariana Harumi Cruz Tsukamoto Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, maharumi@usp.br
  • Diego Leonardo Andrade Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, diego@arearestritiva.com.b

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.54676

Palavras-chave:

Criação de Jogos, Educação Física, Ensino Superior

Resumo

O presente estudo analisou a aprendizagem do modelo de criação de jogos no ensino superior. Na educação física, a criação de jogos refere-se ao processo em que alunos criam e praticam seus próprios jogos com auxílio do professor. A unidade de criação de jogos foi implementada com 45 alunos de um curso superior de educação física. O estudo de caso analisou: i) as impressões dos alunos; ii) as aprendizagens dos alunos; iii) as aspirações em utilizar essa metodologia em sua prática profissional. Os resultados apontaram que: os alunos demonstraram interesse pela metodologia; aprendizagem sobre a classificação de jogos, da compreensão holística do jogo, e da metodologia de criação de jogos; os alunos também demonstraram querer usar a metodologia para criar outras atividades e para oferecer um conteúdo significativo aos seus futuros alunos.

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

ANDRÉ, M. H.; TSUKAMOTO, M. H. C.; ANDRADE, D. L. A aprendizagem do modelo de criação de jogos na formação inicial em um curso superior de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.54676. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54676. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais