v. 25 (2022)

					Visualizar v. 25 (2022)
Publicado: 2022-02-25

Editorial

Seção temática - Covid 19 e os desafios para a Educação Física

  • A governança da confederação brasileira de futebol durante a pandemia

    Erick Martins, Doiara Silva dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68368
  • Perspectivas de um professor escolar e professores universitários sobre ensinar durante a pandemia do Covid-19: Entre olhares internos.

    Carlos Kucera, Ana Lisa Do Vale Gomes, Alan Ovens, Blake Bennett
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69525
  • Trabalho essencial para a defesa da vida em meio a pandemia: na formação inicial e continuada de professores, nas escolas e para além delas

    Celi Nelza Zulke Taffarel, Márcia Morschbacher, Cássia Hack, Sidnéia Flores Luz
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69596
  • Ciclismo e pandemia: relações entre o perfil socioeconômico de ciclistas de Goiânia/GO e ações durante o pedal para prevenir o contágio pelo SARS-CoV-2 (COVID 19)

    Humberto Luís de Deus Inácio
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69283
  • O currículo cultural da Educação Física no ensino remoto emergencial

    Raquel Aline Pereira de Souza, Marcos Garcia Neira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69552
  • Atividade física, alimentação e distanciamento social de pessoas com síndrome de down durante a pandemia da COVID-19

    Vanessa Helena Santana Dalla Déa, Vicente Paulo Batista Dalla Déa, Edison Duarte
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69540
  • Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19

    Alex Branco Fraga, Daniela Meirelles Lagranha, Ana Paula Dahlke, Adriane Vieira, Andressa Marques da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69721
  • Uma polifonia da Educação Física para o dia que nascerá: sonhar mais, crer no improvável, desejar coisas bonitas que não existem e alargar fronteiras

    Tarcísio Mauro Vago
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70754
  • Educação Física Escolar x Pandemia o que dizem os protocolos de volta às aulas presenciais

    Gabriel Luiz da Silva, Denise Falcão, Renato Melo Ferreira, Everton Rocha Soares, Bruno Ocelli Ungheri
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68321
  • Aprendendo a ser professor longe da escola a residência pedagógica na educação física em tempos de COVID-19

    Mariana Zuaneti Martins, Ana Carolina Capellini Rigoni, Lorena Nascimento Ferreira, Leandro Kenner Rodrigues de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69556
  • O impacto da pandemia Covid-19 na Educação Física escolar uma revisão integrativa da literatura

    Isabela Ribeiro da Silva, Andressa Melina Becker da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.66952
  • Contra as regras do jogo a emergência da crítica cultural na educação física em tempos de pandemia

    Sérgio Alves Santos, Alvaro Rego Millen Neto
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68688
  • Possibilidades de ensino remoto para a educação física: análise de videoaulas planejadas para o 4° ano do ensino fundamental ANALYSIS OF VIDEO CLASSES PROJECTED FOR THE 4th YEAR OF PRIMARY EDUCATION

    Camila Rubira Silva, Laura Caroline Gonçalves Macedo Monteiro, Marcela de Melo Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69547
  • Corpo presente... na formação e no cuidado em saúde

    Yara Maria de Carvalho, Valéria Monteiro Mendes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69870

Artigos Originais

  • Judô paralímpico: atuação profissional de professores das américas e europa MAPPING PROFESSIONAL PERFORMANCE IN SPORTS INITIATION OF COACHES FROM THE AMERICAS AND EUROPE

    Arlindo Antonio Baião Junior, José Júlio Gavião de Almeida, Edison Duarte
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68218
  • Grupos de corrida do distrito do Porto-Portugal: mapeamento e considerações sobre o correr em grupo MAPPING AND CONSIDERATIONS ON GROUP RUNNING

    Mônica Benfica Marinho
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68850
  • Políticas culturais de Lazer e Esporte nas universidades de Minas Gerais: os casos da CEL/UFLA, CEU/UFMG, DIESU/UFU e DLZ/UFV

    Brisa de Assis Pereira, Natascha Stephanie Nunes Abade, Luciano Pereira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71554
  • Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: Percepções de concluintes do curso de licenciatura em Educação Física da UFPR

    Karine Silva Ramos dos Santos, Lucélia Justino Borges
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72344
  • A política de esporte e lazer em Goiás: análise do financiamento e gasto de 2003 a 2018 ANALYSIS OF FINANCING AND SPENDING FROM 2003 TO 2018

    Fernando Henrique Silva Carneiro
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69648
  • O potencial do rugby para o desenvolvimento de habilidades para a vida

    Vitor Ciampolini, Juarez Vieira do Nascimento, Michel Milistetd
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72153
  • A Educação Física no Sistema Único de Assistência Social: considerações a partir de editais de concursos públicos

    Alessandro Demel Lotti
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70159
  • Motivação, paixão e mindfulness: um estudo correlacional sobre engajamento no esporte

    Evandro Morais Peixoto, Bartira Pereira Palma, Carolina Rosa Campos, Karina da Silva Oliveira, Leonardo Pestillo de Oliveira, Marcos Alencar Abaide Balbinotti
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70574
  • Barreiras e facilitadores percebidos para a prática do floorball

    Tatiana Merino Vizú, Márcio Pereira Morato
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71847
  • Concepções de professores de Educação Física do município de Lábrea/AM acerca do tema da saúde

    Cícera Gisela Queiroz de Souza, Juciane Gomes Moisés, Suzy Chrystine Vasques Guedes, Victor José Machado de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72475
  • O Yoga como componente curricular na formação acadêmica e profissional em Educação Física

    Camila Rubira Silva, Aniê Coutinho de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.73302
  • Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores

    Gabriel Gomes da Silva, Jennifer Rodrigues Silveira, Alexandre Carriconde Marques
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69956
  • Mídia e medicalização do corpo e da saúde em mulheres praticantes de exercícios físicos em academia

    André Gustavo Flausino Vieira, George Saliba Manske
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72944
  • Análise temporal dos grupos de pesquisa da educação física no Brasil e sua vinculação com as linhas de pesquisa escola, esporte e saúde

    Gabrielli Thais de Mello, Bruno Nunes de Oliveira , Jaqueline Aragoni da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70362
  • Mulheres praticantes de musculação e assédio sexual: uma análise das narrativas AN ANALYSIS OF NARRATIVES

    Maria Rosângela Dias Pinheiro, Iraquitan de Oliveira Caminha
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68019
  • O PSE - Programa Saúde na Escola na região sul do município de São Paulo/SP: entre o legal e o real

    Marco Aurélio Paganella, Silvia Cristina Franco Amaral
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70926
  • Trabalho pós-carreira esportiva: fatores pessoais e contextuais de ex-atletas femininas de elite

    Maria Célia Bruno Mundim, Paula Teixeira Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71713
  • Para atletas brasileiros(as) retratados(as) nas notícias do comitê paralímpico brasileiro: distanciamento social na pandemia de COVID-19

    Giandra Anceski Bataglion, Janice Zarpellon Mazo, Vitória Crivellaro Sanchotene, Ester Liberato Pereira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69820
  • Realização do approach de tenistas infantojuvenis em situações de treino: análise da tomada de decisão em cenários críticos de jogo

    Thiago Viana Ruschel, Lorenzo Iop Laporta, Thiago José Leonardi
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.73326
  • Docência em Educação Física na interface com o atletismo: percursos (auto)biográficos

    Aline Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70500
  • Manifestação de sintomas sugestivos de ansiedade e depressão durante a pandemia de covid-19 e associações com a prática de atividades físicas e fatores sociodemográficos no estado do Rio de Janeiro, Brasil

    Phillipe Rodrigues, Erika Cardoso dos Reis, Lucas Bianchi, Manuella Quilelli Pinheiro , José Henrique Cunha Figueiredo , Alexandre Palma
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70497
  • Implementação da BNCC da educação física nas escolas municipais de ensino fundamental em Rio Grande/RS

    Luciana Toaldo Gentilini Avila, Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69901
  • Jogos olímpicos: imagens, rituais e representações na era digital

    Sergio Ricardo Quiroga
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.66480
  • Efeitos da prática do yoga na escola sobre o comportamento psicossocial de escolares: um estudo controlado randomizado A RANDOMIZED CONTROLLED STUDY

    Érica Maria Corrêa, Paula Hentschel Lobo da Costa
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68409

Artigos de Revisão

  • O "Estado da Arte" da Capoeira em periódicos nacionais: Ênfase nos estudos sobre práticas pedagógicas

    Rafael Soares Bufalo, Glauber Bedini de Jesus, Fernanda Moreto Impolcetto
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71811
  • As propriedades psicométricas em instrumentos que tratam sobre o “torcedor e o time de futebol do coração”: uma revisão sistemática A SYSTEMATIC REVIEW

    Wendell Luiz Linhares, Bruno Pedroso, Gonçalo Cassins Moreira do Carmo, Miguel Archanjo de Freitas Júnior
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.73008
  • Reconstruindo o movimento: uma introdução estética e schopenhauriana sobre o método de Ivaldo Bertazzo AN AESTHETIC INTERPRETATION ON IVALDO BERTAZZO'S METHOD.

    Anaí Pigatto., Odilon José Roble
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68109
  • Olho quieto e ansiedade no arremesso do basquetebol: uma revisão de estado da arte

    Murilo Campanha, Cassio Miranda Meira Jr.
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70635
  • As relações entre o ciclo de vida profissional dos docentes e a prática pedagógica na disciplina curricular de Educação Física escolar

    Danyelle Almeida, Ricardo Lima
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72593
  • A variável raça/cor em estudos epidemiológicos brasileiros sobre atividade física (2015-2019): formas de estratificação e principais resultados FORMS OF STRATIFICATION AND MAIN RESULTS

    Andrei Gabriel Chiconato, André Ullian Dall Evedove, Mariana Aparecida dos Santos Panta, Mathias Roberto Loch
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69858
  • Análise da produção de atletismo do Conbrace e do Seminário de Educação Física Escolar

    Adelson Almeida da Costa, Diego Luz Moura
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70710
  • Gênero e futebol feminino nos periódicos brasileiros da educação física (1979-2019)

    Karolina Silva Santiago, Neil Franco
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71365
  • Capoeira e o fenômeno esportivo: um diálogo histórico cultural A HISTORICAL CULTURAL DIALOGUE.

    Luis Gustavo Normanton Beltrame
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69348

Ensaios

  • Uma experiência cartográfica no TikTok e seus desertos da monocultura coreográfica

    Marina Souza Lobo Guzzo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71747
  • Educação física, educação infantil e BNCC: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares REFLECTING ON POSSIBLE CURRICULAR EXPECTATIONS

    Juliano Silveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69017
  • O reconhecimento ético na educação física escolar: apontamentos para uma práxis político-pedagógica NOTES FOR A POLITICAL-PEDAGOGICAL PRAXIS

    Arnaldo Leitão, Gabriel da Costa Spolaor, Elaine Prodócimo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.71618
  • Da arte de artista no vale-tudo à arte de artesão no MMA: uma análise eliasiana das lutas AN ELIASIAN ANALYSIS OF FIGHTS

    Flávio Py Mariante Neto, Daniel Giordani Vasques, Mauro Myskiw
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72250
  • Limitações de métodos quantitativos para acessar a experiência corpórea humana: o Body Shape Questionaire e a Escala de Silhuetas de Stunkard The Body Shape Questionaire and the Stunkard silhouettes scale

    Gabriel César Silva Rodrigues, Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70576
  • A expressão cultura corporal na obra Metodologia do Ensino de Educação Física

    Carolina Picchetti Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72098
  • Reconectar a educação física à escola: um desafio pós-pandêmico

    Márcio Cardoso Coelho, Luciana de Oliveira Nunes , Leandro Oliveira Rocha, Samuel Nascimento de Araújo, Fabiano Bossle
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72512
  • Diálogos entre pedagogia do esporte e teoria do treinamento esportivo nas modalidades coletivas de invasão

    Paula Korsakas, Angélica Tamara Tuono, Alexandre Gomes de Almeida, Vivian Castillo de Lima, João Paulo Borin
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70054
  • Dança na escola: a formação do conhecimento corporificado DANCE AT SCHOOL

    Marcelo de Maio Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68206
  • Reflexões sobre a formação de treinadores/as à luz da teoria histórico-cultural

    Daniela Bento Soares, Laurita Marconi Schiavon
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70462

Resenhas