CONCURSOS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE PROFESSOR(A) E AS DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • Suraya Cristina Darido unesp
  • Gisely Rodrigues Brouco Unesp
Palavras-chave: Tendências pedagógicas em educação física, concursos públicos, Educação Física escolar

Resumo

RESUMO

CONCURSOS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE PROFESSOR(A) E AS DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

O objetivo dessa pesquisa foi analisar os conteúdos, as bibliografias e os marcos conceituais exigidos nas últimas provas de concursos públicos aplicados a professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino das regiões Sul e Sudeste do Brasil e identificar quais tendências pedagógicas estiveram presentes. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa documental, considerando os editais e as últimas provas dos concursos. Concluiu-se que houve mudanças acerca dos conhecimentos exigidos dos professores de Educação Física, com significativo aumento de conhecimentos vinculados às perspectivas críticas e aos conhecimentos de cunho sócio-cultural.

Palavras-chave: Tendências pedagógicas em educação física, concursos públicos e Educação Física escolar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suraya Cristina Darido, unesp
Docente do Departamento de Educação Física UNESP - Rio Claro
Publicado
21-12-2010
Como Citar
Darido, S. C., & Brouco, G. R. (2010). CONCURSOS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE PROFESSOR(A) E AS DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, 13(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v13i3.9890
Seção
Artigos Originais