A PRÁTICA DO CICLISMO EM CLUBES DE PORTO ALEGRE/RS

  • Tiago Oviedo Frosi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lucas Lopez da Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ronaldo Dreissig de Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Ciclismo, Clubes, História, Esporte.

Resumo

Em Porto Alegre no final do século XIX foram fundados o Rodforvier Verein Blitz e a União Velocipédica. Havia um grande número de ciclistas na cidade e o público comparecia aos velódromos para assistir as competições que tinham um aspecto festivo. Este estudo objtiva recuperar a memória da introdução do Ciclismo em clubes de Porto Alegre. Para tanto, foram consultadas fontes impressas e orais com pessoas que vivenciaram a prática da última década do século XIX e início do século XX. Com a maioria das modalidades esportivas entrando em crise devido a popularização do futebol, os dirigentes dos clubes ciclísticos envolvidos com outras associações parecem ter dedicado-se ao salvamento desses outros clubes. Assim, as associações ciclísticas foram fechadas em Porto Alegre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Oviedo Frosi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS). Participa do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte (NEHME) do Centro de Estudos Olímpicos da UFRGS. Ministra na UFRGS o 'Curso de Extensão em Karate', aberto a toda comunidade da Universidade.

C.L.: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4261681T3

Lucas Lopez da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do curso de Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS). Bolsista do grupo PET Educação Física UFRGS.

C.L.: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4430622H2

Ronaldo Dreissig de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do curso de Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS). Bolsista do grupo PET Educação Física UFRGS. Participa do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte (NEHME) do Centro de Estudos Olímpicos da UFRGS.

C.L.: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4207271E6

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Tutora do grupo PET Educação Física UFRGS. Coordena o Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte (NEHME) do Centro de Estudos Olímpicos da UFRGS.

C.L.: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728208T3

Publicado
25-12-2011
Como Citar
Frosi, T., da Cruz, L., de Moraes, R., & Mazo, J. (2011). A PRÁTICA DO CICLISMO EM CLUBES DE PORTO ALEGRE/RS. Pensar a Prática, 14(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.9755
Seção
Artigos Originais