PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS

  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO / Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Jeane Barcelos Soriano Universidade Estadual de Londrina - UEL
Palavras-chave: Educação Física, Políticas Educacionais, Formação Profissional, Inclusão Escolar

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a perspectiva de professores responsáveis pelo componente curricular Educação Física sobre sua formação profissional para atuação em contextos educacionais inclusivos. Para tanto se apoiou no grupo focal, que contou com a participação de professoras da rede municipal de ensino de uma cidade paranaense. Os resultados encontrados indicam insatisfação em relação a suas qualificações profissionais para atuação em contextos inclusivos. Programas de formação continuada com caráter relacional, e que tenham os professores como protagonistas das reflexões/ações realizadas, podem contribuir para a superação das contradições enfrentadas na intervenção profissional em contextos educacionais pretensamente inclusivos.

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Biografia do Autor

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO / Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Professor do Departamento de Educação Física da UNICENTRO e do programa de mestrado em Educação da UEPG. Áreas de atuação: Educação, Educação Física, Educação Especial. Link para o currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4795902D1
Jeane Barcelos Soriano, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Professora do Departamento de Educação Física da UEL e do programa de mestrado em Educação Física UEL/UEM. Link para o currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4796077Y3
Publicado
21-12-2010
Como Citar
Cruz, G. de C., & Soriano, J. B. (2010). PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS. Pensar a Prática, 13(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v13i3.9263
Seção
Artigos Originais