MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO - REFLETINDO SOBRE NOSSAS REFLEXÕES: POR ONDE CAMINHAMOS?

  • Victor Andrade de Melo

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a estrutura educacional relacionada com a exigência de um trabalho de conclusão de curso na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). O artigo está inserido no esforço de catalogação e publicação dos resumos das monografias apresentadas no curso de bacharelado de Educação Física da EEFD/UFRJ. Ao rever, recuperar, catalogar e analisar as monografias apresentadas, não se está exatamente interessado em discutir as direções teórico-metodológicas desses estudos. Pretende-se, neste artigo, abordar os problemas de concepção e de ordem operacional que existem ao redor da exigência de apresentação de uma monografia. Ao mapear tais problemas, buscamos, a partir do caso da EEFD/UFRJ, abrir uma linha de diálogo e contribuir com outros colegas e outras instituições que desejem pensar e repensar a importância das monografias, que, mais do que uma exigência cartorial, deveriam ser compreendidas como um retrato da forma com a qual a pesquisa é considerada no âmbito da formação profissional. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa-Formação profissional-Monografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
15-11-2006
Como Citar
de Melo, V. (2006). MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO - REFLETINDO SOBRE NOSSAS REFLEXÕES: POR ONDE CAMINHAMOS?. Pensar a Prática, 4, 31-45. https://doi.org/10.5216/rpp.v4i0.75
Edição
Seção
Artigos Originais