Dança na escola: a formação do conhecimento corporificado

DANCE AT SCHOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68206

Palavras-chave:

Dança, Educação, Fenomenologia, Escola, Conhecimento

Resumo

 A dança é conteúdo oficial do ensino regular da disciplina de Educação Física. Com ela, professores podem desenvolver capacidades motoras, intelectuais, expressivas e sociais do aluno, e ampliar seu entendimento sobre fatos da cultura. Este ensaio se propõe a discutir a formação e o ganho do conhecimento por meio do ensino e aprendizagem da dança. A base foi a obra The Phenomenology of Dance de Maxin Sheets-Johnstone, e a Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty. Nesse contexto, o conhecimento sobrevém do conjunto de experiências vividas corporalmente pelo aluno durante à resolução das atividades, nisso, a relação corpo-movimento-cinestesia-cognição incide no principal mecanismo para o firmamento do conhecimento “corporificado”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasiul, marcelo.nascimento@univasf.edu.br

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Professor das disciplinas de Dança e Ginástica na Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koeln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha. Ministrou diversos workshops e coreografou espetaculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor Adjunto nível 01 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) junto ao Colegiado de Educação Física com as seguintes funções: Professor das disciplinas de Dança, Ginástica e Esporte e Gestão ambiental, coordenador do Núcleo Temático (Educação, Cultura e Movimento), responsável pela linha temática "Cultura do Movimento e Meio Ambiente" e pelo convênio firmado entre o CEFIS/UNIVASF e o Instituto de Esporte e Meio Ambiente da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha (Deutsche Sporthochschule Koln), cordenar o projeto de Extenção Universitária: Pilates e o Idoso- Contribuições para o equilibrio corporal, coedenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica, ambos credenciados ao CNPq. Professor convidado do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

NASCIMENTO, M. de M. Dança na escola: a formação do conhecimento corporificado: DANCE AT SCHOOL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.68206. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/68206. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios