Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67737

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Fundamental, Conteúdos de ensino, Estudantes

Resumo

Analisa, por meio de uma Revisão Sistemática, como a produção acadêmico-científico da Educação Física tem dialogado com os estudantes sobre os conteúdos de ensino mobilizados no Ensino Fundamental. Utiliza como fontes as seguintes bases de dados: LILACS; SciELO; SCOPUS; e Portal de Periódicos da Capes. Os 46 artigos encontrados foram agrupados em três categorias de análise: representações discentes, gênero e conteúdos específicos. Apesar de auscultarem os estudantes, poucas pesquisas buscaram compreender os sentidos e as expectativas desses sujeitos. A maioria dos textos focalizou a opinião dos estudantes sobre as estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes, explicitando, dessa forma, o lugar periférico que ocupam nessas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

BRUNA ALMEIDA RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Membra do Núcleo de Aprendizagem com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF).

RODRIGO LEMA DEL RIO MARTINS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Professor do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF).

ANDRÉ DA SILVA MELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF).

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

ALMEIDA RIBEIRO, B.; LEMA DEL RIO MARTINS, R.; DA SILVA MELLO, A. Os conteúdos de ensino da educação física na perspectiva dos estudantes: uma revisão sistemática de produções da área. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.67737. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/67737. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Revisão