Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes

THE MO AND THE INTERESTS OF RESEARCH GROUPS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.67712

Palavras-chave:

Subcampo acadêmico-científico, Educação Física escolar, Grupo de pesquisa, Periódico científico

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar a partir do modus operandi dos líderes dos grupos de pesquisa, os interesses que orientam a veiculação das produções aos periódicos científicos. O desenho metodológico estrutura-se a partir da pesquisa qualitativa e apresenta a prosopografia como procedimento metodológico, vinculada a entrevistas semiestruturadas e à análise de documentos como ferramentas do processo de obtenção das informações. Foi possível considerar que a veiculação da produção aos periódicos indica não apenas as estratégias e as ações que são organizadas pelos agentes para operarem cientificamente mas, sobretudo, que os interesses são político-epistemológicos e estão encharcados de intencionalidades, portanto, de compromisso com um determinado fazer científico.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

FRASSON, J.; SCHULTZ WITTIZORECKI, E. Grupos de pesquisa em educação física escolar e o periodismo científico: o modus operandi e os interesses dos líderes: THE MO AND THE INTERESTS OF RESEARCH GROUPS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.67712. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/67712. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais