O impacto da pandemia Covid-19 na Educação Física escolar

uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.66952

Palavras-chave:

Educação Física, Educação, Pandemias, COVID-19

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe alterações na vida das pessoas, e têm-se um enfoque no presente estudo para o âmbito escolar. Objetivou-se verificar quais os impactos da pandemia para alunos de Ensino Fundamental. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, utilizando os descritores: “educação”; “educação física”; “escola”; “pandemia”; “COVID-19” nas bases de dados Scielo, BVS e PubMed. Descreve-se os impactos que a pandemia causou nos alunos: diminuição da prática de exercício físico e falta de estrutura no ambiente domiciliar, dificuldades de acesso às aulas remotas, maior ansiedade e prejuízos sociais. Recomenda-se intervenções dos profissionais de Educação Física e das autoridades públicas para que se reduza os efeitos prejudiciais desse período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Ribeiro da Silva, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, São Paulo, Brasil isabelaribeiro.s@outlook.com

Profissional de Educação Física pela Universidade de Sorocaba (UNISO).

Andressa Melina Becker da Silva, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, São Paulo, Brasil andressa_becker@hotmail.com

Professora Doutora nos colegiados de Psicologia e Educação Física da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Downloads

Publicado

2022-02-25

Como Citar

RIBEIRO DA SILVA, I. .; MELINA BECKER DA SILVA, A. O impacto da pandemia Covid-19 na Educação Física escolar : uma revisão integrativa da literatura. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.66952. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/66952. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção temática - Covid 19 e os desafios para a Educação Física