O impacto da pandemia Covid-19 na Educação Física escolar

uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.66952

Palavras-chave:

Educação Física, Educação, Pandemias, COVID-19

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe alterações na vida das pessoas, e têm-se um enfoque no presente estudo para o âmbito escolar. Objetivou-se verificar quais os impactos da pandemia para alunos de Ensino Fundamental. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, utilizando os descritores: “educação”; “educação física”; “escola”; “pandemia”; “COVID-19” nas bases de dados Scielo, BVS e PubMed. Descreve-se os impactos que a pandemia causou nos alunos: diminuição da prática de exercício físico e falta de estrutura no ambiente domiciliar, dificuldades de acesso às aulas remotas, maior ansiedade e prejuízos sociais. Recomenda-se intervenções dos profissionais de Educação Física e das autoridades públicas para que se reduza os efeitos prejudiciais desse período.

Downloads

Biografia do Autor

Isabela Ribeiro da Silva, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, São Paulo, Brasil isabelaribeiro.s@outlook.com

Profissional de Educação Física pela Universidade de Sorocaba (UNISO).

Andressa Melina Becker da Silva, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, São Paulo, Brasil andressa_becker@hotmail.com

Professora Doutora nos colegiados de Psicologia e Educação Física da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Downloads

Publicado

2022-02-25

Como Citar

RIBEIRO DA SILVA, I. .; MELINA BECKER DA SILVA, A. O impacto da pandemia Covid-19 na Educação Física escolar : uma revisão integrativa da literatura. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.66952. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/66952. Acesso em: 10 jun. 2025.

Edição

Seção

Seção temática - Covid 19 e os desafios para a Educação Física