O ensino do esporte na educação física escolar: um ensaio sobre as potencialidades do TGFU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66388

Palavras-chave:

TGFU, Esporte, Educação Física Escolar

Resumo

O esporte tem sido ensinado nas aulas de Educação Física a partir desenvolvimento das habilidades técnicas. Assim, deixa-se de cumprir os pressupostos de representatividade do jogo, de estimular os processos cognitivos da tomada de decisão e de incrementar a motivação dos alunos. Neste âmbito, modelos de ensino contemporâneos sugerem que a aprendizagem seja pautada na resolução de problemas táticos inerentes ao jogo, oportunizando a construção ativa da aprendizagem, possibilitando o incremento de competências esportivas e da motivação nas aulas de Educação Física. Assim, neste manuscrito abordamos as potencialidades do Teaching Games For Understanding (TGFU) para o ensino do esporte nas aulas de Educação Física, bem como as suas atualizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Márcio de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, rodriggoedfis@gmail.com

 

 

Gustavo De Conti Teixeira Costa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, conti02@ufg.br

Cognição e Ação Lab.

Downloads

Publicado

2021-08-13

Como Citar

MÁRCIO DE OLIVEIRA E SILVA, R. .; COSTA, G. D. C. T. O ensino do esporte na educação física escolar: um ensaio sobre as potencialidades do TGFU. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.66388. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/66388. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios