Educação física e aulas remotas: um olhar para o trabalho com alunos com deficiência em escolas do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66039

Palavras-chave:

Educação Física, Inclusão Escolar, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo aborda a Educação Física no período de distanciamento social e a inclusão escolar. Caracteriza-se por um estudo qualitativo descritivo exploratório que tem por objetivo compreender como é contemplado o ensino remoto da Educação Física para os alunos considerados de inclusão. Foi realizada uma pesquisa com 43 docentes através de envio de questionário. Constatam-se alterações e adaptações no currículo e aulas, dificuldades de acesso a tecnologias e a diminuição do contato entre professores e alunos. Entende-se que a manutenção do vínculo/aprendizagens, a capacitação docente e o reconhecimento deste trabalho são demandas importantes neste processo. Ressalta-se que as diferenças devem estar presentes nos contextos escolares, potencializando o desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Maciel da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, carolinemaciel78@gmail.com

Professora de Educação Física na rede municipal de Canoas/RS. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS). Licenciatura Plena em Educação Física.

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, dgf.ez@terra.com.br

Professora da Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

MACIEL DA SILVA, C.; MACHADO, R.; GROSSO DA FONSECA, D. . Educação física e aulas remotas: um olhar para o trabalho com alunos com deficiência em escolas do Rio Grande do Sul. Pensar a Prática, Goiânia, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/rpp.v24.66039. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/66039. Acesso em: 16 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais